O Estágio supervisionado no curso de pedagogia: os desafios vivenciados por estudantes no contexto da pandemia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i2.6306

Abstract

The subject of supervised internship plays a relevant role in the teacher training process, as it provides students with opportunities to experience situations that allow them to reflect on the practice in the light of theory, which helps for a more conscious formative process. The objective of this article is to analyze the challenges experienced by students of the Pedagogy Course of a Public University in the state of Tocantins, during the supervised internship in remote format in the context of the COVID-19 pandemic. The methodology used was a qualitative approach, operationalized by applying a questionnaire through the digital platform Google Forms. As a result, the present study concluded that the challenges faced by the academics were many, but even so, it made it possible to experience situations that speak to contemporary educational issues, such as the use of different methodologies and teaching and learning strategies allied to the use of technology in education. It is also worth mentioning that, despite the scenario of uncertainties and the countless challenges generated by the pandemic, the internship experience in the 100% remote format also turned out to be a space of possibilities, of openness to the new and of reinvention, leaving as a legacy, experiences that may be incorporated into training in a post-pandemic context, thus contributing to a new way of thinking and doing education.

 

 

 

Author Biographies

Zian Karla Vasconcelos Barros, Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em: Orientação Educacional e Aconselhamento Familiar; Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Adventista de São Paulo (UNASP); Mestra em Educação pela Universidade Salesiana de São Paulo (UNISAL), com área de concentração em Educação Sociocomunitária; bolsista (SEC.EDUC.) Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho. Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); bolsista CAPES. Tem experiência na área de Educação, em cursos de graduação, com ênfase em Estágio Supervisionado e Didática. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Infância e Linguagem ( NEIL), ligada à Linha de Pesquisa: Linguagem, Letramento e Docência. Atua principalmente nos seguintes temas: infância, alfabetização e letramento, formação de professores, currículo, práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)/ Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) de Tocantinópolis/ Curso de Pedagogia, onde é responsável pelas disciplinas de Didática II e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Laboratório: Brinquedoteca Mário de Andrade (UFT/ Toc.).

Klésia de Andrade Matias, Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (2002). É servidora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2004. No período de janeiro de 2004 até maio de 2012 atuou como professora do componente curricular Atividades para Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Atuou como vice-diretora da Escola Classe 803 do Recanto da Emas. Foi assessora especial da Subsecretaria de Educação Básica do DF. Foi suplente no comitê gestor do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Distrito Federal. Atuou Coordenadora de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é mestranda na Universidade Católica de Brasília - UCB e participa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). Possui especialização Lato Sensu nas seguintes áreas: Psicopedagogia, Neuropedagogia, Psicanálise e Docência do Ensino Superior, Orientação Educacional, Gestão Escolar e Políticas públicas para infância, juventude e diversidade. 

Published

2022-07-31

Issue

Section

Estágio Supervisionado