O ENSINO DE GRAMÁTICA: PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Autores/as

  • Yammar Leite de Araujo Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i1.3886

Palabras clave:

Ensino de gramática – letramento literário – língua

Resumen

Em geral, o ensino de gramática é visto como ícone de aversão por grande parte de usuários da língua, seja no ambiente escolar ou fora dele. Tal aspecto nos convida a refletirmos acerca do tema a partir do contexto escolar. Nesse intuito, o presente artigo discute e analisa os protagonistas desse contexto de forma teórica e prática. Nele retomaremos diversos teóricos que subsidiaram as atividades propostas cujo objetivo era transformar a prática pedagógica nas aulas de língua portuguesa e, assim, levar o aluno a perceber que a gramática faz parte de seu contexto escolar de forma global e de todos os aspectos de uso da língua. Dentre as diversas possibilidades que há para o estudo de gramática, elegemos o uso do pretérito-mais-que-perfeito como fato linguístico específico, associando-o a prática de letramento literário aplicada a alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Biografía del autor/a

Yammar Leite de Araujo Andrade

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde desenvolveu pesquisa na área de Literatura e Ensino sob orientação da Profa. Dra. Fani Miranda Tabak. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2008). Atualmente é professora efetiva da Escola Estadual Felício de Paiva e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - unidade Uberaba.Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa.

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Publicado

2019-07-30