A construção da textualidade no sétimo ano do ensino fundamental

Autores/as

  • Patrícia Silva Almeida Universidade Federal do Triangulo Mineiro PROFLETRAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i1.4584

Palabras clave:

Avaliação Diagnóstica, Escrita, Produção Textual

Resumen

Este relato de experiência docente analisa a construção da textualidade do texto de um aluno do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola localizada em Aparecida do Salto, distrito da cidade de Ituverava-SP. Os objetivos análise foram diagnosticar as dificuldades na produção textual e propor três planos de aula, de forma a auxiliar o aluno ao escrever e o professor de Língua Portuguesa na avaliação e na intervenção pedagógica nas aulas de produção textual. O texto foi analisado quanto à sua construção, segundo os critérios de textualidade propostos por Beaugrande & Dressler (1981). Observando, ainda, as reflexões apresentadas por Koch (1995, 2010,), Bakhtin (1997), Koch e Elias (2016), Koch e Travaglia (2010), Fairchild (2007), Antunes (2003, 2010), Ciulla (2014) e Geraldi (2012), entre outros, verificou-se as dificuldades do aluno ao movimentar os recursos linguísticos no texto, quando de sua produção. Nesse sentido, este trabalho pode auxiliar os professores de Língua Portuguesa de forma a aplicar e aliar a teoria à prática em suas propostas pedagógicas, posteriores correções textuais e avaliações diagnósticas na sala de aula, sabendo que tais avaliações devem culminar em ações de intervenção que incidam nas dificuldades do aluno.

Biografía del autor/a

Patrícia Silva Almeida, Universidade Federal do Triangulo Mineiro PROFLETRAS

Graduada em Letras

Mestranda pelo PROFLETRAS da turma de 2019.

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Publicado

2020-06-04