Um panorama sobre a Língua Árabe no Brasil e seu percurso até a sala de aula.

Autores/as

  • Paula da Costa Caffaro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4944

Palabras clave:

Língua Árabe. Malês. Imigração Árabe. Ensino de Línguas Não-Hegemônicas no Brasil.

Resumen

O objetivo central deste estudo é traçar um panorama sobre o status da língua árabe no Brasil na última década (de 2010 a 2020). No entanto, procurou-se retomar a trajetória da língua e cultura árabes em solo nacional como uma das justificativas possíveis para o interesse dos brasileiros em estudar esse idioma. Por isso, foi resgatado o percurso da presença árabe no Brasil em diferentes momentos históricos, desde os tempos do Brasil-Colônia, com a chegada dos africanos muçulmanos – os Malês, até o recente acolhimento de refugiados e imigrantes devido à Guerra Civil Síria em diferentes capitais do país. Foram relembradas também as Insituições Públicas Brasileiras, projetos, escolas, cursos onde é possível aprender a língua, literatura, cultura, história, política, filosofia árabes. Descreveram-se ainda as metodologias de ensino, materiais didáticos empregados nas salas de aula, além de evocarem-se as dificuldades e desafios que um professor brasileiro encontra para ensinar essa língua a alunos brasileiros que, embora possam ser descendentes de árabes, pouco ou nada sabem sobre sua língua de herança.

 

Biografía del autor/a

Paula da Costa Caffaro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação e licenciatura em Letras (Português-Árabe) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), especialização em Língua Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Letras (Língua e Linguística Árabe) pela Universidade de São Paulo (2013) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2018) em Letras (um estudo contrastivo entre a Terminologia Gramatical da Língua Árabe e da Língua Portuguesa, com bases nos pressupostos teóricos da Terminologia e Terminografia, para fins da elaboração de um dicionário terminológico bilíngue). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Árabe e Língua Portuguesa, tendo atuado, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa como língua materna, nos níveis fundamental e médio, e como língua estrangeira; estratégias de redação em língua portuguesa, nos níveis fundamental e médio; ensino de língua árabe como língua estrangeira, nos níveis fundamental, médio e superior; Terminologia, Terminografia e elaboração de dicionários; produção de materiais didáticos e mapa curricular para o ensino de língua árabe no Brasil.

Atua como Professora de Língua Árabe no Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-01-25

Número

Sección

Lições do expresso do oriente: metodologias de ensino de línguas não-hegemônicas no Brasil