Tecnologia assistiva na educação especial

Autores/as

  • Gisele Silveira Dutra Rede estadual de Minas gerais
  • Ronny Diogenes de Menezes Departamento de Educação do Ceres / UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v7i3.4984

Palabras clave:

Tecnologia assistiva, Educação especial, Inclusão.

Resumen

Observando a utilização das tecnologias assistivas na educação especial, como ferramenta imprescindível para alunos com deficiências, este artigo tem com principal temática o uso da “Tecnologia Assistiva”, destacando as metodologias utilizadas para o assessoramento das atividades realizadas diariamente. Apresento a terminologia do conceito da TA, em seu efetivo processo de execução nas redes municipais de ensino, na prática e docência, as suas importâncias, reponsabilidades e suas contribuições no auxílio dos alunos com deficiência na conquista de sua autonomia e independência. Podemos nos referir a essa pesquisa como bibliográfica, pois através de diversos estudos feito neste campo da TA, destacou-se por sua vital importância na garantia de proporcionar aos alunos acessibilidade, estabilidade e sua efetiva inclusão no contexto escolar, uma reflexão sobre os novos modelos á serem implementados na educação especial, as dinâmicas o desenvolvimento e a disponibilização destas técnicas de adaptação, auxilio, mobilidades disponibilizados através desta tecnologia assitiva dentro das escolas.

Biografía del autor/a

Gisele Silveira Dutra, Rede estadual de Minas gerais

Licenciada em Geografia.Professora da rede estadual de Minas gerais

Ronny Diogenes de Menezes, Departamento de Educação do Ceres / UFRN

Mestre em formação de professores –UEPB. Especialista no ensino, tradução e interpretação de Libras - Faculdade Eficaz.Licenciado em Letras - UFPE.Chefe do Departamento de Educação do Ceres / UFRN.

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Publicado

2020-10-01