Leitura e cognição: construindo sentidos entre fatos e opiniões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i1.5615

Palabras clave:

PRÁTICA DOCENTE

Resumen

Este trabalho visa apresentar uma estratégia pedagógica voltada para a compreensão e interpretação de textos que promovam uma aprendizagem mais significativa antes, durante e depois da leitura. Os pressupostos teóricos dessa proposta centram-se na abordagem da leitura de textos de diferentes gêneros discursivos para entender a diferenciação entre fato e opinião, propondo especificamente estratégias de leitura no processo de compreensão leitora e discussão dessas estratégias na formação e no desenvolvimento de leitores competentes. Para tanto, o trabalho está fundamentado na noção de frames, proposta por Duque (2015). Atividades de leitura desenvolvidas partindo-se da realização e aplicação de uma atividade diagnóstica inicial por meio das atividades, aqui, propostas pode-se constatar que as estratégias adotadas antes, durante e depois da leitura são fundamentais para a compreensão leitora e a formação de um leitor competente que faz inferências, ativa conhecimentos prévios e conhecimentos de mundo na construção dos múltiplos sentidos.

Biografía del autor/a

Janderley Costa de Lima costa Lima, Universidade federal do Rio Grande do Norte

Janderley Costa de Lima (Janderley Costa) natural de Brejinho/RN, professor de Língua Portuguesa, poeta, escritor, Licenciado em Letras (UNP), Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB) e Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e Escrita (UFRN), Participou das Antologia 10 e 11 da Casa da Poesia (Rio de Janeiro) – Editora Scorteci, Literate Celebra o Nordeste com a poesia Tempo e Organizador do livro Poetas da Escola. Apaixonado pela literatura, sua maior inspiração são produções poéticas, a leitura como principal caminho para o conhecimento.

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Publicado

2021-07-03

Número

Sección

Experiências de ensino e pesquisa: a prática de leitura e escrita em diferentes contextos