Crianças, infâncias e suas vozes para a educação integral e as políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.6402

Resumo

O projeto de pesquisa-extensão universitária busca promover a inclusão de crianças, famílias, equipes escolares e setores sociais que se relacionam com escolas públicas, como atores qualificados, a fim de propor Políticas Educacionais de dentro pra fora das escolas, atuando como ouvintes ativos do processo investigativo, por meio da escuta sensível. Em concreto, se analisa escolas públicas de educação básica localizadas em  municípios da região da Baixada Santista-SP (especificamente a educação infantil e  o ensino fundamental), no contexto do isolamento social da pandemia do Covid 19, de modo a estimular a participação, promover  o protagonismo e a visibilidade aos modos singulares das infâncias e das famílias, equipes das escolas e representantes dos territórios locais de ver, compreender e interagir institucionalmente, com consequentes desdobramentos para o planejamento e a avaliação das práticas cotidianas desses ambientes formativos. Por meio de metodologia qualitativa, a partir de reuniões formativas envolvendo equipes gestoras de escolas e rodas de conversa online com professores, educadores, crianças, famílias e representantes dos territórios locais, a pesquisa-extensão visa estimular a criação de territórios educativos e de atuação em rede de proteção e de educação integral em território, o que contribui para o alargamento do direito à Educação. Os resultados (parciais) indicam formas críticas de crianças e famílias entenderem o trabalho pedagógico das escolas, a necessidade de reinvenção de formas clássicas de ensinar-aprender e das escolas se relacionarem  com as famílias, além da disponibilidade dos atores locais na criação de redes colaborativas de ampliação de direitos.

Palavras-chave: Políticas Educacionais; Educação Integral; Pesquisa com crianças.

Biografia do Autor

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Pedagoga, Mestra em Educação e em Estado, Governo e Políticas Públicas; Doutora em Educação; Pós-Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Santos-SP.

http://lattes.cnpq.br/5335835681705245

E-mail:  neide.ogomes@gmail.com

http://ORCID: 0000 0002 2929 4888

Janaína da Silva Lamas , Diretora da UME Pe Waldemar Valle Martins (Seduc Santos-SP)

Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar; Psicopedagogia; Justiça Restaurativa; Diretora da UME Pe Waldemar Valle Martins (Seduc Santos-SP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8377535820813349

E-mail: janainalamas79@gmail.com

ORCID: 0000 0002 1817 5939

Marcia Calçada Kohatsu, Diretora da UME Leonor Mendes de Barros (SEDUC Santos).

Pedagoga, Especialista em Justiça Restaurativa, Mestra em Educação; Diretora da UME Leonor Mendes de Barros (SEDUC Santos).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8609829341581525

E-mail: mmm.kohatsu@gmail.com

ORCID: 0000 0002 0563 1210

Downloads

Publicado

2022-05-31

Edição

Seção

Educação Integral, diálogos e experiências na formação docente.