A leitura em voz alta em sala de aula: desafios e perspectivas

Autores

Resumo

Como fruto de uma experiência de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, este artigo objetiva problematizar a leitura em voz alta, a qual se manifesta pela articulação de dimensões fonética, ortográfica e sintática, como uma prática de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Visamos, com isso, realizar uma observação crítica acerca da eficiência da execução dessa estratégia a partir da exposição e da descrição de diálogos de um corpus constituído por doze gravações de aulas de uma escola estadual situada em Uberaba/MG, com enfoque na sinalização de partes em que a leitura em voz alta foi solicitada aos alunos. Tal problematização será desenvolvida principalmente sob a perspectiva de João Wanderley Geraldi (2013) e suas reflexões sobre a prática de leitura e mediação docente no artigo “Leitura e Mediação”, presente no livro homônimo. Sob esse viés, os resultados dessa investigação caminham para a constatação da ineficácia de tal estratégia didática quando aplicada em isolado, o que implicará, na quarta seção deste artigo, em reflexões conclusivas sobre essa, a fim de reconhecer quais adaptações devem ser realizadas com vista ao aprimoramento dessa prática.

Palavras-chave: Estratégias de leitura; Leitura em voz alta; Mediação.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Guimarães da Costa, UFTM

Graduou-se no curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês. Ainda, faz parte da equipe de um projeto de extensão na área de Linguística Textual orientado pela Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa. E-mail: eduardadcosta1@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1336-6592.

Rebeca Machado Rodrigues Tasca, UFTM

Discente do curso de Letras (Português/Inglês) - Línguas, Literatura e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Por quase dois anos, trabalhou como corretora de redação para um colégio particular em Uberaba, integrou o Programa de Educação Tutorial (PET) como voluntária. Atualmente, é estudante do 6º período e é bolsista do Programa de Residência Pedagógica no subprojeto de língua portuguesa. E-mail: rebecamrtasca@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9486-8748.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária