Jornalismo em meios multissemióticos: as diferentes formas da linguagem na notícia
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1182Resumo
O contato com o gênero jornalístico é de suma importância no ensino de Língua Portuguesa, haja vista que hoje vivemos a era da informação e tal gênero é um representante legítimo do que podemos classificar de Tecnologia de Comunicação e Informação. Por mais diferente que seja sua forma, o gênero jornalístico possui características e linguagem próprias em seu discurso. Porém, é preciso compreender as mudanças que a sociedade do século XXI trouxe para o modo de se expressar jornalisticamente. Desta forma, trabalhar o gênero jornalístico, comparando e analisando uma de suas principais vertentes, a notícia, em diferentes formas de discursos - impresso, televisivo e virtual – torna-se uma tarefa inovadora para o professor. Desta forma, escrever uma notícia para a mídia impresso não é o mesmo que escrevê-la para publicar na internet, ou ainda para ser noticiada em um telejornal. Trabalhar a produção de informação e sua linguagem discursiva, através do gênero jornalístico, é uma tarefa bastante interessante, que envolve observação e análise de aspectos das linguagens verbal e não-verbal, além de aproximar o aluno de um gênero bastante comum, porém, ainda pouco explorado de forma diversificada em sala de aula.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index