AS MUITAS FACES DE MACHADO: A CONSTRUÇÃO DO ETHOS RETÓRICO EM CONTOS MACHADIANOS THE MANY FACES OF MACHADO: THE CONSTRUCTION OF THE RHETORICAL ETHOS IN MACHADO’S TALES

Autores

  • Andreia Carla Melegati Rodrigues Alves Unifran (Universidade de Franca)
  • Maria Flávia Figueiredo Unifran (Universidade de Franca)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i2.1207

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, teremos, como arcabouço teórico, estudos advindos do âmbito da linguística, mais especificamente das áreas da Retórica e da Argumentação. A partir dessas áreas, contaremos com os conceitos de éthos, de figuras de presença e repetição, e com os de figuras de retórica, como a metáfora e a prosopopeia. A análise, que tem como corpus o conto “A cartomante”, do escritor Machado de Assis, objetiva averiguar a constituição do éthos do contista no corpus selecionado. Ademais, busca observar também as estratégias argumentativas utilizadas pelo orador, com vistas à adesão do auditório/leitor. Para tanto, efetuamos uma análise qualitativa do conto, a fim de apreender os ethé evidenciados.  Com essa análise, esperamos contribuir com a ampliação do estudo em torno da constituição do éthos retórico no conto “A cartomante”.

 

PALAVRAS-CHAVE: retórica; éthos; conto; Machado de Assis.

 

ABSTRACT: In this work, we have, as a theoretical framework, studies from the scope of linguistics, specifically in the areas of Rhetoric and Argumentation. From these areas, we will have the concepts of ethos, of presence and repetition figures, and of the rhetorical figures such as metaphor and personification. The analysis, whose corpus is the tale “The fortune teller”, from the writer Machado de Assis, aims to investigate the constitution of the ethos of the storyteller in the selected corpus. In addition, it also seeks to observe the argumentative strategies used by the speaker, in order to get the auditorium’s/reader’s adhesion. Therefore, we made a qualitative analysis of the tale, to grasp the evidenced ethe. With this analysis, we hope to contribute to the expansion of the study about the constitution of rhetorical ethos in the tale “The fortune teller”.

 

KEYWORDS: rhetoric; ethos; tale; Machado de Assis.

Biografia do Autor

Andreia Carla Melegati Rodrigues Alves, Unifran (Universidade de Franca)

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Ituverava Dr. Francisco Maeda (1997), graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade de Franca (2012) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ituverava Dr. Francisco Maeda (2005). Possui curso de Pós-Graduação "Latu Sensu" na modalidade Especialização em Língua Portuguesa para Professores do ensino Fundamental II e do Ensino Médio, do Programa REDEFOR pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2011). Cursando Mestrado em Linguística pela Universidade de Franca. Atualmente é docente PEB II - Escola Estadual Oswaldo Ribeiro Junqueira (2003) em Orlândia SP e na Escola Municipal de Educação Básica Coronel Francisco Orlando (2000) em Orlândia SP. "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

Maria Flávia Figueiredo, Unifran (Universidade de Franca)

Doutora em Linguística pela Unesp, com Especialização em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Nova York (State University of New York Albany), formação em Psicanálise pela APVP (Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba) e Graduação em Letras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Por dez anos, atuou como Coordenadora dos Cursos de Graduação em Letras e Tradutor e Intérprete e das Especializações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Universidade de Franca. Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística nessa mesma instituição, onde atua na graduação em Letras e como docente permanente do Mestrado em Linguística. Já orientou 28 mestres, estando outros em formação. É líder do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica), vice-líder do grupo GTEDI (Grupo de Texto e Discurso: Representação, Sentido e Comunicação) e membro do grupo ERA (Estudos de Retórica e Argumentação), todos certificados pelo CNPq. É membro da ISHR (International Society for the History of Rhetoric), da ALR (Asociación Latinoamericana de Retórica), da SBR (Sociedade Brasileira de Retórica), da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo).Tem experiência nas áreas de Linguística (com ênfase em Retórica, Linguística Textual, e Fonologia), Língua Portuguesa (com ênfase em Leitura e Produção de textos), Língua Inglesa (formação de professores e ensino de pronúncia) e Metodologia de Pesquisa (escrita científica), e realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: relações entre ethos retórico e gênero; Linguística e Psicanálise; gêneros discursivos e ensino; ethos, pathos e logos em textos verbo-visuais; intertextualidade como estratégia persuasiva; e questões de autoria no texto científico.

Downloads

Publicado

2016-04-17