“Multiletramentos na escola pública”: uma proposta de formação continuada com base na Pedagogia dos Multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1253Resumo
Resumo: Neste artigo fazemos alguns apontamentos acerca do curso de extensão “Multiletramentos na Escola Pública” a fim de evidenciar algumas de suas potencialidades em relação à formação de professores do ensino fundamental na perspectiva dos multiletramentos. A discussão teórica parte dos questionamentos propostos pelo New London Group (1996) revisitados por Kalantzis e Cope (2011), sendo eles “O Porquê”, “O Quê” e “O Como” dos multiletramentos. Relacionados a eles, elencamos considerações sobre: Prática Situada, Instrução Explícita, Concepção Crítica e Prática Transformada (NLG, 1996; KALANTZIS e COPE, 2013) e, em termos de aspectos relativos ao Available Design, Designing e Redesigned (NLG, 1996), que organizam conteúdos a questões socioculturais em situações de aprendizagem. E, ainda, consideramos pontos relacionados ao Experienciando, Conceitualizando, Analisando e Aplicando conforme Kalantzis e Cope (2011), elementos caracterizadores de ações durante o processo de aprendizagem. Em linhas gerais, pretendemos argumentar que as propostas de formação de professores devem acompanhar as mudanças sociais e, hoje, com a Web 2.0 os profissionais da educação se veem perante novos desafios, principalmente o de trabalhar com novas ferramentas digitais em sala de aula. Dessa maneira, em um espaço de formação, esses desafios podem ser pensados, repensados e articulados com as práticas em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia dos multiletramentos; Dimensões transformadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index