A Linguística Aplicada e o ensino de de língua espanhola para pessoas com deficiência visual: teorias linguísticas e suas contribuições
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1254Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a importância da Linguística Aplicada no ensino de língua espanhola para deficientes visuais a partir da valorização da interdisciplinaridade pregada pela Linguística Aplicada. Bibliograficamente apresentamos uma breve abordagem sobre as Teorias Linguísticas, o estruturalismo de Ferdinand de Saussure, gerativismo de Noam Chomsky e a sociolinguística de William Labov, e suas contribuições para o ensino de línguas adicionais. Tendo como objetivo analisar questões que podem auxiliar o ensino de língua espanhola aos deficientes visuais. Metodologicamente, apresentamos autores que pesquisam a Linguística Aplicada como mediadora de diálogos entre as demais áreas de conhecimentos. Recorremos à literatura na área de Educação de Deficientes Visuais, para expor o conceito de deficiência visual, trazendo definições que auxiliam o leitor em sua caracterização. Uma breve apresentação da legislação brasileira sobre ensino de língua estrangeira e o ensino especifico da língua espanhola nas escolas brasileiras. Concluímos que se faz necessário buscar um maior entendimento sobre o complexo e diversificado processo que envolve ensinar e aprender uma língua estrangeira na contemporaneidade, tal tarefa configura-se como um desafio para os pesquisadores em Linguística Aplicada.
Palavras-chave: Linguística; Linguística Aplicada; Ensino de Língua Espanhola; Interdisciplinaridade; Deficiência Visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index