Tentativas de interdição nos comentários da fanpage “Diário de Classe – A Verdade”
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1295Resumo
Este trabalho analisa, em duas postagens de uma fanpage, enunciados que pretendem impedir a liberdade de dizer. Seu objetivo é refletir sobre o procedimento de interdição observado em comentários ao Diário de classe: a verdade. Inicialmente, apresentamos um panorama da fanpage, considerando que, para a Análise do Discurso de linha francesa, conhecer as condições de produção dos discursos é fator primordial em uma análise. Procuramos observar o suporte, o gênero, a formação discursiva, o lugar social ocupado pelo sujeito, as constrições ideológicas que atravessam os enunciados. Todo o discurso do Diário está num lugar de aluno adolescente falando de sua escola pública, do ensino fundamental, em uma capital brasileira, apresentando fatos da vida cotidiana da escola e tecendo comentários a respeito deles. O universo aberto para leitores variados surge como uma condição instiigante desse discurso. Tomamos como objeto de análise um recorte de comentários referentes a duas postagens de diferentes datas. Em seguida, é feita
uma discussão acerca da possível violação da liberdade de expressão, com base no Marco Civil da Internet. Como resultado percebemos como a noção de docilidade dos corpos e uma reflexão acerca do procedimento de interdição, auxilia a interpretar alguns desdobramentos da repercussão alcançada pela fanpage criada por Isadora Faber.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index