Aspectos da didatização dos conceitos de ironia presentes em livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Autores

  • Girllaynne G. Bezerra dos Santos Marques

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v5i3.1298

Resumo

Divulgada, assim como muitos outros fenômenos linguísticos, sob a tradição gramatical greco-latina, a ironia, objeto de ensino e pesquisa na área de língua, tem tido sua conceituação reformulada pelos estudos do último século. Portanto, o presente trabalho se apresenta como questionamento sobre os aspectos da didatização, compreendida como o processo de constituição de um conhecimento didático com base em um conhecimento de referência de natureza distinta, da ironia diante deste novo panorama da pesquisa do fenômeno irônico e do ensino de língua materna pautado no uso. Desse modo, baseando-nos na teoria de didatização (Chevallard, 1985, apud PETITJEAN, 2008; _______, apud HALTÉ, 2008) e nas teorias sobre ironia (MUCKE, 1970; HUTCHEON, 2000; BRAIT, 2008), analisamos os conceitos de ironia presentes em dois manuais didáticos contemporâneos, bem como a sua articulação com os demais aspectos do livro. Percebemos que as inovações advindas das pesquisas científicas têm sido incorporadas ao tratamento de língua amplamente, o que tem refletido na abordagem da ironia, especificamente. Desse modo, constatamos em um dos manuais uma abordagem de ironia que a aproxima do uso, enquanto no outro observamos trabalho semelhante com outros aspectos da língua. 

Biografia do Autor

  • Girllaynne G. Bezerra dos Santos Marques
    Estudante do curso de Pós-Graduação Letras e Linguística no nível de Mestrado, investigando fenômenos relacionados à interação digital e o fenômeno da ironia.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Como Citar

MARQUES, Girllaynne G. Bezerra dos Santos. Aspectos da didatização dos conceitos de ironia presentes em livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista do SELL, Uberaba, v. 5, n. 3, 2016. DOI: 10.18554/rs.v5i3.1298. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/1298. Acesso em: 1 fev. 2026.