PROPOSTA DE ENSINO DA CONDICIONALIDADE EXPRESSA PELO CONECTOR SE: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Rosangela Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2257

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o tratamento dispensado pela gramática normativa em contraponto às gramaticas propostas pela sociolinguística varicionista sobre a condicionalidade expressa pelo conector SE. O presente trabalho busca investigar correlações entre aspectos formais da condicional SE no Português do Brasil e aspectos da interpretação dessas construções determinados contextualmente.

O que se propõe neste artigo é além de analisar o que prescrevem as gramáticas e as pesquisas, aproximar os conceitos da condicionalidade expressos pelo conector SE e evidenciar o seu uso em textos próximos ao aluno por meio de uma proposta de atividade que tem o objetivo de enfatizar a língua em uso e suas relações de sentido.

Palavras-chave: Construções condicionais; Conector SE; Proposta de ensino.

Biografia do Autor

  • Rosangela Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestranda em Letras - turma 2016 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Agência fomentadora: Capes. E-mail da autora: ro_rodrigues@com4.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/6005538600239294

    Orientadora: Profª. Drª. Juliana Bertucci Barbosa 

     

    Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Orlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

PROPOSTA DE ENSINO DA CONDICIONALIDADE EXPRESSA PELO CONECTOR SE: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. Revista do Sell, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.18554/rs.v6i3.2257. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/2257. Acesso em: 5 dez. 2025.