DONA BENTA E OS MEDIADORES DE LEITURA NAS NOVAS MÍDIAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2308Resumo
Falar sobre mediadores de leitura é sempre um assunto polêmico. Desde quando ser mediador passou a ser tão solicitado no mundo da leitura de textos em geral e de textos de literatura? Dona Benta, personagem das obras infantis de Monteiro Lobato parece ser um exemplo eficiente de mediadora de leitura e sua performance pode contribuir, ainda hoje, para analisarmos o sistema literário composto por autores, obras e público leitor, inclusive se pensarmos que nossos atuais professores-mediadores precisam não apenas ser leitores de livros de papel, mas também de textos e livros publicados em plataformas virtuais. Este texto pretende apresentar algumas discussões, hipóteses e resultados obtidos a partir do estudo da figura de Dona Benta como mediadora de leitura nas obras infantis Dom Quixote das Crianças (1936) e Geografia de Dona Benta (1935), pensando também nessa mediação a partir das novas plataformas virtuais presentes no cotidiano do jovem leitor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index