UM OLHAR PARA A DRAMATURGIA INFANTIL BRASILEIRA: (CON)TRADIÇÃO E TRANSITORIEDADE EM A VIAGEM DE UM BARQUINHO, DE SYLVIA ORTHOF
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2309Resumo
Este trabalho pretende abordar questões relativas às personagens da obra dramática A viagem de um barquinho (1975), de Sylvia Orthof, a partir dos pressupostos teóricos de Magaldi (1998), Pallotini (1989), Pascolati (2009), Prado (2009), Ryngaert (1996) e Ubersfeld (2005) que versam sobre o discurso teatral. O teatro infantil no Brasil sofre preconceito por parte da própria classe artística que o enxerga como arte menor. Percebemos a pertinência de uma pesquisa que suscite uma reflexão acerca do teatro infantil como promotor de conhecimento e diversão tanto para crianças quanto adultos. Encontramos em Sylvia Orthof, personalidade de destaque no movimento literário e teatral ligado às crianças, uma considerável fonte de pesquisa. Além de dramaturga, foi diretora, pesquisadora e professora de teatro; suas obras são recheadas de comicidade que encantam crianças e adultos. A viagem de um barquinho (1975) aborda valores muito caros ao ser humano: a perda, a separação, a busca do ente querido, a transitoriedade da vida e a liberdade. A efabulação consiste na consciência da mudança e da busca constante que a vida exige. No espaço diegético, “Menino” e “Lavadeira” saem em busca do barquinho de papel perdido, vivendo diversas aventuras e conhecendo personagens até encontrar o que tanto anseiam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index