POR UMA PERSPECTIVA IDENTITÁRIA HÍBRIDA DE ALUNO-PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (PRÁTICA).
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.424Resumo
Trata-se de uma pesquisa stricto sensu que discute a construção da identidade de professor de língua inglesa (LI) no processo do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A discussão baseia-se em diferentes pesquisadores, entre eles, Stuart Hall (2005) e Homi Bhabha (1998). Para conectar o ECS e as ideias desses pesquisadores, parto do princípio de que a condição do aluno-professor (AP) de LI pode ser entendida a partir das dificuldades vivenciadas no processo de construção identitária no ECS. Neste processo parece haver ainda uma ideia “bancária” de educação (FREIRE, 1997). Para desconstruir essa ideia, é importante discutir a construção da identidade de AP por uma perspectiva de identidade híbrida (IH) e o ECS como potencialmente produtivo para isso. Com o intuito de considerar como o AP vive as múltiplas identidades, durante o ECS, e entender a potencialidade deste espaço da formação docente para discutir a IH, utilizei a pesquisa de base etnográfica. A partir dos dados gerados, percebi que o licenciando, durante o ECS, busca pela fixidez da identidade de professor ou de aluno de LI e não vive o questionamento e o conflito de estar na posição de AP de LI.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index