O tratamento da subjetividade na GDF
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.431Resumo
O presente trabalho se propõe a apresentar observações a respeito do conceito de subjetividade, com o intuito de delinear seu possível estudo sob a ótica da Gramática Discursivo- Funcional, uma teoria relativamente recente, que apresenta como uma de suas características principais sua adequação aos estudos tipológicos. Embora haja um certo consenso sobre sua conceitualização, o termo “subjetividade” ainda é muito vago, sendo descrito muitas vezes como a simples manifestação do sujeito falante por meio da língua. A natureza vaga dessa conceitualização permite a conclusão de que todo e qualquer uso da língua é subjetivo, o que não colabora para seu uso em um estudo descritivo da língua. No presente estudo, serão mostrados alguns pontos em que a subjetividade é abordada na GDF e, em seguida, será discutido o tratamento da subjetividade para que sejam apontados alguns caminhos na realização desse tipo de estudo. Espera-se demonstrar por meio dessa discussão que somente uma caracterização semântica da subjetividade não é suficiente para o estudo do fenômeno, sendo necessário utilizar parâmetros gramaticais para que seja realizada uma abordagem mais objetiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index