A NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.455Resumo
A negação é um fenômeno comum a várias línguas, podendo se manifestar de formas distintas de uma língua para outra. No português brasileiro, coexistem três estratégias de negação sentencial, quais sejam: a negação pré-verbal (não + SV), a dupla negação (não + SV + não) e a negação pós-verbal (SV + não). Partindo dessa constatação, o presente estudo teve por escopo a análise da variação linguística na estrutura de negação utilizada por falantes do Rio de Janeiro. Essa análise é amparada pela sociolinguística laboviana, demonstrando que a variação presente na língua inter-relaciona-se com aspectos sociais, estruturais e funcionais. Utilizou-se, neste trabalho, como corpus, o vernáculo carioca, constituído por 8 amostras que integram a Amostra Censo 1980, organizada por um grupo de pesquisadores do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL). O presente estudo, por meio de uma análise quali-quantitativa, mostra como fatores externos e internos à estrutura linguística interferem na fala dos cariocas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index