AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.556Resumo
O presente artigo visa discutir as relações interculturais no ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE) em contexto de imersão. Partindo da premissa de que o ensino em contextos étnicos variados, multilíngues e pluriculturais abarca uma heterogeneidade cultural implícita, torna-se primordial o trabalho de abolição das distâncias entre os alunos estrangeiros e o plano cultural, linguístico e social, da Língua Portuguesa. Os professores devem atentar para essa urgência e reconhecer que a sala de aula de PLE torna-se o espaço e o canal de abertura que traz as condições necessárias para o desenvolvimento progressivo da língua e da cultura brasileira.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de PLE; intercultural; pluralidade cultural; integração social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index