SematosEma e SematosEmia da Libras: ponderações sobre a terminologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v10i2.5932

Resumo

Sumariamente, as línguas de sinais e as línguas orais diferenciam-se quanto à modalidade na qual cada uma está disposta, entretanto ambas são línguas naturais e partilham dos mesmos universais linguísticos. Assim, é usual o emprego dos termos Fonema e Fonologia nos estudos em línguas de sinais. Todavia, tomando o aspecto visuoespacial, algumas pesquisas apontam para o surgimento de outras nomenclaturas que tentam dar conta desses conceitos nessa modalidade linguística específica, como é o caso do par terminológico SematosEma/SematosEmia idealizado por Capovilla (2015). Nesse sentido, a presente produção tem como objetivo analisar os termos SematosEma e SematosEmia no âmbito da sua criação e da sua adequação às particularidades da Libras. Assim, o que se verifica, entre outros pontos, é que, da forma como foi apresentado e conceituado, o par terminológico, do ponto de vista etimológico, parece estabelecer uma relação mais harmoniosa e direta com os elementos internos que os compõem, no entanto demonstra demandar, por parte dos estudiosos e usuários da Libras, saberes específicos de ordem etimológica para que seja bem compreendido, o que, em certa medida, deixa comprometida a aplicabilidade dessa proposta terminológica.

Palavras-chave: Libras; Terminologia; SematosEma; SematosEma.

Biografia do Autor

Silvana Alves Cardoso, UFPE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português, pela Universidade Estadual do Piauí (2016) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Possui Pós-graduação (lato sensu) em: LIBRAS, pela Universidade Estadual do Piauí (2016); Estudos Literários e Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2014); e Educação Especial do LIBRAS, pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2012). Atualmente, cursando Pós-Graduação (stricto sensu), a nível de doutorado, em Letras/Linguística, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BARROS, Mariângela Estelita. ELiS – Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2008.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Editora Pontes. 1989.

CAPOVILLA, Fernando César. Paradigma neuropsicolinguístico para refundação conceitual e metodológico da linguagem falada, escrita e de sinais para alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdocegos. In: CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte; MAURÍCIO, Aline Cristina L. (Org.). Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. Vol. I: (sinais de A a H). 3ª edição (ver. e ampl.). São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2015.

CARDOSO, Silvana Alves. A dimensão significante da Libras: observações terminológicas. Dissertação (Mestrado em Letras. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

CHOMSKY, Noam. Syntactic structures. The Hague: Mounton, 1957.

COSTA, Roberto César Reis da. Proposta de Instrumento para a Avaliação Fonológica da Língua Brasileira de Sinais: FONOLIBRAS. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

CUNHA, Antonio G. da (Coord.). Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

FERREIRA. Lucinda. Por uma gramática de línguas de sinais. [reimpr.]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010.

FRYDRYCH, Laura Amaral Kummel. O estatuto linguístico das línguas de sinais: a libras sob a ótica saussuriana. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2013.

MASIP, Vicente. Fonologia, fonética e ortografia portuguesas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.

NÓBREGA, Valdo Ribeiro Resende da. Sigmanulogia: proporcionando uma teoria linguística da língua de sinais. Revista Leitura, v.1, n. 57, p. 198-218, 2016.

OLIVEIRA, Adriana Stella Cardoso Lessa de. Libras escrita: o desafio de representar uma língua tridimensional por um sistema de escrita linear. ReVEL, v. 10, n. 19, p. 150-184, 2012.

QUADROS, Ronice Müller de. Libras. 1ª edição. São Paulo: Parábola, 2019.

QUADROS, Ronice Müller de. (Org.). Letras Libras: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Ed. da UFSC. 2014.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 28ª edição. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.

STOKOE, William C. Sign language structure. Reedição. Silver Spring, Maryland: Linstok Press, 1960.

XAVIER, André Nogueira. Descrição Fonético-Fonológica dos Sinais da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Alves Cardoso, S. (2021). SematosEma e SematosEmia da Libras: ponderações sobre a terminologia. Revista Do Sell, 10(2), 114–128. https://doi.org/10.18554/rs.v10i2.5932