Práticas de leitura orientadas pela BNCC e sua relação com as metafunções da Gramática do Design Visual
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.7776Palavras-chave:
práticas de leitura, metafunções da Gramática do Design Visual, BNCCResumo
A prática de leitura é intrínseca à comunicação humana, configurando uma das principais ferramentas para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social dos sujeitos. Tomando como base essa premissa, este trabalho tem como objetivo geral analisar a relação das práticas de leitura orientadas pela BNCC (2017) com as metafunções da Gramática do Design Visual - GDV. Para tanto, a pesquisa está ancorada nas discussões de Kress e Van Leeuwen (1996); Silva (2021); Souza (2021); Lima (2018) e Fernandes (2021). Os dados analisados demonstram que as metafunções representacional, interacional e composicional podem ser usadas para trabalhar as seguintes habilidades de leitura, entre outras, presentes na BNCC (2017): identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais, inferir e justificar o efeito de humor, ironia e/ou crítica e identificar e analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas e formatação de imagens nos textos multissemióticos presentes em abundância na geração multimidiática, o que pode ser observado na análise que foi realizada dessas habilidades a partir dos recursos multissemióticos presentes em narrativas de uma coleção de livro didático de língua portuguesa. O uso das metafunções pode fortalecer, caso sejam trabalhadas pelo professor de maneira eficiente, a potencialização das habilidades de leitura e compreensão de textos por alunos da escolarização básica. Enfim, as análises mostram que as metafunções da GDV são ferramentas capazes de ampliar as significações da leitura de textos multimodais/multissemióticos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.
FERNANDES, David. Semântica e Gramática do Design Visual. 2ª ed. Editora do CCTA/UFPB, João Pessoa, 2021.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. Contexto, São Paulo, 2006.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Imagens: Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.
LIMA, Eliete Alves de. Multimodalidade e Leitura Crítica: Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa. Rio Grande do Norte. 2015.
ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. 1ª ed. Moderna, São Paulo, 2018.
ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2013.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Introdução à Semiótica. 1. ed. São Paulo. Paulus. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index