NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E IDEOLOGIAS DA CONTEMPORANEIDADE: A EVOLUÇÃO DO FEMININO EM PRODUÇÕES INFANTIS

Authors

  • Fernanda Oliveira Santos Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i2.1342

Abstract

Neste artigo pretendemos investigar de que forma os filmes Valente (2012), Frozen (2013) e Malévola (2014) concorrem para a formação de novas ideologias no que tange à reconfiguração do feminino examinando o processo de representação identitária das princesas nas narrativas em questão.

Observaremos como a arte literária, interligada à arte do cinema, tem se relacionado com a construção da identidade do sujeito, contribuindo para a formação tanto individual quanto coletiva na contemporaneidade. Nos utilizaremos de contribuições advindas de estudos acerca da teoria do cinema, da literatura infantil, dentre outras, para a constituição do instrumental teórico a que recorreremos para compreender a relação da arte literária com a arte cinematográfica.

Author Biographies

  • Fernanda Oliveira Santos, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

    Mestranda em Estudos da Linguagem pela UFG - RC

    Unidade Acadêmica especial de Letras e Linguística

     

  • Silvana Augusta Barbosa Carrijo, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
    Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa CarrijoProfessora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Letras e LinguísticaUniversidade Federal de Goiás - UFG - Regional Catalão             Pesquisadora do Grupo Leitura e Literatura na Escola;
    Pesquisadora do Grupo  Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho;Pesquisadora do Grupo L.I.M.E.S – Literatura e Imaginário, Marginalidade, Estética e Sociedade;
    Pesquisadora do GT Leitura e literatura infantil e juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística - ANPOLL.

Published

2017-06-30

How to Cite

NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS E IDEOLOGIAS DA CONTEMPORANEIDADE: A EVOLUÇÃO DO FEMININO EM PRODUÇÕES INFANTIS. JOURNAL OF SELL, [S. l.], v. 6, n. 2, 2017. DOI: 10.18554/rs.v6i2.1342. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/1342. Acesso em: 5 dec. 2025.