Figurações do herói épico em Solo para vialejo, de Cida Pedrosa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v14i2.8753

Keywords:

Épica, Literatura, Herói, Coletividade, Modernidade, Epic, Literature, Hero, Collectivity, Modernity

Abstract

Este trabalho analisa as configurações épicas em Solo para vialejo, de Cida Pedrosa. Através de uma pesquisa bibliográfica e do método dialético, a análise baseia-se em Platão (2001), Hegel (2004), Lukács (2007)) e Hansen (2008), com base em que se observa que a obra desestabiliza as formulações da epopeia clássica ao deslocá-la para um espaço de enunciação poética comprometido com a memória, a resistência e a coletividade. As ações heroicas não recaem sobre a figura do herói individualizado e glorioso, mas emergem em personagens anônimos e coletivos que, por meio da oralidade, da ancestralidade e da ligação com a terra, protagonizam gestos de sobrevivência e de afirmação identitária. Trata-se de uma concepção de heroísmo que rompe com os modelos canônicos, cujas ações não se vinculam à conquista ou à glória pessoal, mas à manutenção da cultura de sujeitos subalternizados. Solo para vialejo ressignifica as epopeias ao articular tradição e ruptura, transformando-as em espaço de resistência poética que amplifica experiências históricas silenciadas. A conclusão é que a obra atualiza o gênero épico ao transpor sua dimensão clássica para um horizonte contemporâneo, no qual o herói deixa de ser uma individualidade para tornar-se expressão coletiva.

Author Biographies

  • João Batista Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Professor Adjunto do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

  • Vinícius Silva de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduando em Licenciatura - Letras - Português | Espanhol, é bolsista Pibic/Capes, e integra o Grupo de Pesquisa "Teorias em Diálogo", desenvolvendo estudos relacionados à atualidade dos fundamentos das epopeias em obras contemporâneas.

References

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix; Pensamento, 1997.

KOTHE, Flávio R. O herói. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.

HANSEN, João Adolfo. Notas sobre o gênero épico. [Introdução]. In: Multiclássicos épicos. São Paulo: Edusp, 2008.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Curso de Estética. Tradução de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande epopeia. 2. ed. Tradução de José Paulo Netto. São Paulo: Ed. 34, 2007.

PEDROSA, Cida. Solo para vialejo. Recife: CEPE, 2019.

PLATÃO. A República. 9. ed. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

Published

2025-10-27

How to Cite

Figurações do herói épico em Solo para vialejo, de Cida Pedrosa. JOURNAL OF SELL, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 88–105, 2025. DOI: 10.18554/rs.v14i2.8753. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/8753. Acesso em: 5 dec. 2025.

Similar Articles

1-10 of 121

You may also start an advanced similarity search for this article.