A contação de histórias no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v14i2.8820Palabras clave:
Alfabetização, contação de história, formação do leitor, literatura infantil, práticas pedagógicas, : Children's literature, Literacy, Storytelling, Pedagogical practices, Reader trainingResumen
Este artigo investiga as estratégias de contação de histórias no processo de alfabetização em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública em Aracaju. O estudo tem como objetivo analisar como a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais. A pesquisa fundamenta-se no princípio da importância da leitura literária e da mediação pedagógica na formação do leitor em autores como Champloni (2017), Garcia (2018) e Soares (2009). Trata-se de um estudo qualitativo, com características de pesquisa-ação, que articula teoria e prática por meio de oficinas de contação de histórias, que ocorreram entre os meses de novembro e dezembro de 2024. O planejamento das atividades incorporou estratégias lúdicas e interativas, com o uso de fantoches, jogos pedagógicos, dinâmicas reflexivas e o uso da lousa digital, que potencializou o engajamento dos alunos e facilitou a compreensão dos textos narrativos. Os resultados indicam que a contação de histórias contribui significativamente para o processo de alfabetização e letramento, ao estimular a compreensão, a interpretação e o prazer pela leitura. Metodologias participativas, centradas na experiência ativa das crianças, favorecem a motivação para a leitura e o desenvolvimento da competência leitora.
Referencias
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
ADRIANO, Renata. Ler e contar: a formação do leitor como um triângulo amoroso. Instituto Ecofuturo, 2010. Disponível em: http://www.ecofuturo.org.br/ler-e-contar-a-formacao-do-leitor-como-um-triangulo-amoroso/ Acesso em: 12 maio 2025.
ALVES, Vitória Gabriella Alves dos Santos. O papel da literatura infantil na formação das crianças leitoras: um estudo de caso no 1º ano do ensino fundamental. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
CARVALHO, Tonio. A menina que não tinha medo de nada. São Paulo: Imperial Novo Milênio, 2009.
CHAMPLONI, Hiolene de Jesus Moraes Oliveira. Formação de leitor: o despertar de um mundo novo. Papéis, Campo Grande, MS, v. 21, n. 42, 2017. ISSN 2448-1165.
FUNDAÇÃO ARTHUR DE CAMPOS GONÇALVES (FADC). A importância da leitura para o desenvolvimento das crianças. 2024. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-das-criancas Acesso em: 13 nov. 2024.
FUNDAÇÃO ABRINQ. Leitura: como a prática estimula o desenvolvimento das crianças e auxilia no estresse em meio à pandemia. 2021. Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-das-criancas Acesso em: 21 fev. 2025.
GARCIA, Régis de Azevedo Garcia. Lendo o outro, lendo a si mesmo: A importância da leitura e da literatura na formação da identidade do sujeito leitor. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2018. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/modosdelerescrever/files/2018/09/RegisGarcia.pdf Acesso em: 21 mar. 2024.
LAJOLO, Marisa. A modernidade em Monteiro Lobato. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 17, n. 3, 1982. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18022 Acesso em: 20 mar. 2024.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEVI, Cláudia Levi. Espanto Feliz. São Paulo: Editora Viajante do Tempo, 2015.
OLIVEIRA, Deyvid Fernando Nascimento. Leitura literária: incentivo, práticas e possibilidades para as crianças do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa de Oliveira. Guia de contação de histórias. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/guia_de_contacao_de_historias.pdf Acesso em: 31 maio 2025.
OLIVEIRA, Samantha Aniceto de; SCHERER JÚNIOR, Cláudio Roberto Antunes. A contação de histórias no ensino fundamental: fundamentos e planejamentos. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 13, n. 25, set. 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1163 Acesso em: 27 mar. 2024.
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes Rangel. Literatura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Mediação, 2012.
RAMOS, Alessandra Cunha Ramos. Hoje é Amanhã?. São Paulo: Dueto, 2018.
ROCHA, Ruth. O Reizinho Mandão. Ilustrações de Walter Ono. São Paulo: Editora Salamandra, 2013.
SANTOS, Natália dos Santos. Incentivo às práticas de leitura deleite. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024a.
SANTOS, Vitória Gabriella Alves dos Santos. Incentivo às práticas de leitura infantil na formação das crianças leitoras: um estudo de caso no 1º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024b.
SILVA, Ana Raquel dos Santos. A leitura na perspectiva sociocultural dos teóricos Paulo Freire e Lev Vygotsky. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
SILVA, Glendha Kelly de Araújo; GOMES, Aislla Maria de Araújo; LEMOS, Julie Aparecida de Almeida; ARAÚJO, Hilda Maria Lima; ALBANO, Ronaldo Albano. A contação de histórias como ferramenta que estimula o envolvimento da criança à leitura. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI, Fortaleza, 24–26 out. 2019. Anais [...]. Fortaleza: Realize, 2019.
SOARES, Magda Becker Soares. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário Alves. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 20, n. 43, 8 mar. 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336 Acesso em: 24 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index