Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Durante o processo de avaliação, asseguro que a contribuição não será enviada a outro periódico.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaço entrelinhas de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue rigorosamente todas as normas e os requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes para autores listadas abaixo.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

TODAS AS CONTRIBUIÇÕES DEVEM SER ENCAMINHADAS POR MEIO DESTE SISTEMA. NÃO ACEITAMOS CONTRIBUIÇÕES ENCAMINHADAS POR E-MAIL (EXCETO NO CASO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS, CONFORME INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE SÃO DIVULGADAS JUNTO ÀS CHAMADAS PÚBLICAS). SE HOUVER PROBLEMAS COM O SISTEMA, SOLICITAMOS QUE OS AUTORES ENTREM EM CONTATO COM A EQUIPE EDITORIAL DO PERIÓDICO: cadernoscimeac@gmail.com

As submissões serão avaliadas em duas etapas. A primeira, realizada pelos editores, avalia a adequação da contribuição ao escopo da revista, bem como o respeito às normas gerais de formatação, autoria e originalidade. Caso o arquivo seja aprovado nessa primeira avaliação, o mesmo será encaminhado para uma avaliação cega por pares (pareceristas externos). Os critérios gerais de avaliação são os seguintes:

- Adequação da contribuição ao escopo da revista. Textos que não tiverem aderência ao foco e ao escopo serão recusados pelos editores, ou seja, não serão encaminhados aos pareceristas externos.

- Formatação básica: margens, referências no corpo do texto, referências bibliográficas e espaçamento entrelinhas.

- Clareza e qualidade da redação

- Pertinência dos argumentos desenvolvidos

- Diálogo com a bibliografia especializada

- Consistência teórico-metodológica da contribuição

NOTA: Ao submeter seu manuscrito à revista Cadernos CIMEAC, o(a) autor(a) informa que o mesmo não está sendo avaliado por nenhum outro periódico.

 

* * *

 

Solicitamos que os(as) interessados(as) em enviar contribuições para avaliação da revista eletrônica Cadernos CIMEAC leiam com atenção as normas abaixo. Todos os itens deverão ser rigorosamente respeitados para que os trabalhos sejam avaliados pela revista. As avaliações consistem em duas etapas: (1) um desk review em que os editores avaliam a pertinência temática e a formatação geral dos textos enviados; (2) rodadas de avaliação por pares em que pareceristas externos (docentes e pesquisadores da área) são consultados quanto à relevância científica e à consistência teórico-metodológica da publicação das contribuições.

Observação: ao submeter uma contribuição a um dossiê, solicitamos que o(a) autor(a) marque a seção "Artigos do dossiê" disponível logo no primeiro passo da submissão.

 

1. NORMAS GERAIS

1.1 O periódico é destinado a pesquisas sobre as condições práticas e teóricas do campo da educação popular, bem como de esferas correlatas da área da educação (pedagogia, políticas públicas, currículo, história da educação, filosofia da educação, ensino de ciências etc.), desde que demonstrem aderência à educação popular. Publicamos relatos de experiência, resenhas, entrevistas e artigos em português, inglês, espanhol ou francês. As contribuições devem ser originais (textos ainda não publicados em nenhum outro periódico).

1.2 As submissões serão avaliadas por pares, mediante análise cega (sem a identificação, por parte dos pareceristas, do(s) autor(es) do texto avaliado). Solicitamos, portanto, que os(as) autores(as) removam qualquer indicação de autoria do arquivo submetido pelo sistema. No caso de dois pareceres divergentes, a decisão final caberá aos Editores e ao Conselho Editorial.

1.3 Os trabalhos deverão ser submetidos em formato Word (.DOC ou .DOCX).

1.4 Não serão aceitos trabalhos contendo mais de quatro autores. Todos os autores deverão ser identificados nos dados de submissão da contribuição junto ao sistema.

1.5 Não publicamos textos do mesmo autor (seja como autor único ou como co-autor) no mesmo volume.

1.6 Fotos com presença de pessoas serão publicadas apenas mediante autorização dos envolvidos. Pesquisas envolvendo entrevistas deverão indicar, em nota de rodapé, os dados de aprovação junto ao comitê de ética da instituição.

1.7 No caso do envio de entrevistas, as mesmas só serão publicadas mediante a autorização de todos os envolvidos.

1.8 Ao enviar a contribuição, respeitando o critério de originalidade, o(s) autor(es) informa(m) que o texto não está sendo avaliado por nenhum outro periódico e que a mesma contribuição não será submetida à avaliação de outro periódico enquanto estiver sob análise nos Cadernos CIMEAC - ou seja, a contribuição está exclusivamente sob avaliação desta revista.

1.9 Todas as submissões devem necessariamente obedecer às normas de formatação abaixo indicadas.

1.10 As opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

1.11 No caso de versões modificadas de textos já publicados em anais de congressos acadêmicos, recomendamos o encaminhamento de uma autorização da fonte original ou de menção, em nota de rodapé, fazendo referência à origem do texto.

1.12 Aceitaremos resenhas de livros publicados há, no máximo, 5 anos.

 

2. NORMAS DE FORMATAÇÃO

2.1 Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas (com bibliografia, notas, tabelas etc.) - entre 3500 e 9500 palavras. As resenhas deverão contar com no mínimo 2 e no máximo 7 páginas (entre 1700 e 3000 palavras). Os textos submetidos devem ser escritos em Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5.

 

2.2 O resumo deve ter, no máximo, 250 palavras. Os(as) autores(as) devem indicar entre 3 e 5 palavras-chave.

 

2.3 Todas as citações deverão seguir o modelo autor-data: (Silva, 2007, p. 90). A revista não utiliza, portanto, qualquer tipo de referência por notas de rodapé, de modo que estas devem ser apenas explicativas.

 

2.4 As notas de rodapé explicativas devem aparecer no rodapé de cada página - e não no final do documento.

 

2.5 Modelos de referências bibliográficas para livros, artigos, capítulos e teses:

HABERMAS, Jürgen. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 16, n. 48, 2011.

CAMPANTE, Rubens Goyatá. O patrimonialismo em Faoro e Weber e a sociologia brasileira. Dados, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/dados/v46n1/a05v46n1.pdf>. Acesso em: 13 set. 2015.

KATO, Danilo Seithi. O conceito de "ecossistema" na produção acadêmica brasileira em educação ambiental: construção de significados e sentidos. 233 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2014.

GATTI, Luciano. Theodor Adorno: indústria cultural e crítica da cultura. In: NOBRE, Marcos (org.). Curso livre de teoria crítica. 3. Ed. Campinas: Papirus, 2013.

* Somente devem ser listadas nas referências bibliográficas as referências citadas no corpo do texto.

 

2.6 Os artigos devem apresentar um resumo em português e um resumo em inglês (abstract), ambos seguidos das respectivas palavras-chave (keywords), além da tradução do título para o inglês.

 

2.7 Margens:

Superior: 2,5 cm. Inferior: 2,5 cm. Esquerda: 3 cm. Direita: 3 cm.

 

DOSSIÊS: Os artigos submetidos aos dossiês também devem obedecer a todas as normas acima listadas. Nossos dossiês são organizados a partir de chamadas públicas, todas publicadas na seção "Notícias" da revista, de modo que questões pontuais (quando há) são sempre indicadas nas chamadas lançadas.

 

3. POLÍTICAS ANTI-PLÁGIO

3.1 As contribuições publicadas no periódico podem ter origem a partir de outros meios (anais de congresso, dissertações e teses), mas é preciso que, para ser publicado, o texto indique claramente que se trata de uma expansão ou de uma versão com modificações significativas em seu conteúdo. Essa indicação deve ser feita em nota de rodapé posicionada logo no título do trabalho. Caso o trabalho apresentado seja uma reprodução integral de material previamente publicado, portanto, a contribuição será reprovada por auto-plágio.

3.2 Utilizamos a ferramenta Turnitin a fim de assegurar a política anti-plágio e testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de conteúdos disponíveis na web. O procedimento está alinhado com as políticas de ética editorial assumidas pela revista.

3.3 Materiais protegidos por copyright (fotos, imagens e gráficos) só poderão ser reproduzidos caso o(s) autor(es) do artigo apresentem a devida permissão para sua utilização.

 

Ao submeter um trabalho à revista Cadernos CIMEAC, os autores declaram concordar totalmente com as regras aqui publicadas, bem como manifestam total ciência dos procedimentos de avaliação. Os textos que não seguirem as normas serão recusados no primeiro desk review (realizado pelos próprios editores).

Entrevista

Entrevistas com pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) cujas contribuições teóricas e acadêmicas sejam amplamente reconhecidas no debate educacional.

Artigos

Artigos livres (originais) avaliados e publicados pelo periódico. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo, a qualquer momento do ano e sem vinculação necessária com dossiês temáticos.

Artigos do dossiê

Dossiês temáticos organizados por pesquisadores(as) e docentes. Todos os dossiês contam com um texto de apresentação assinado pelos(as) organizadores(as). As contribuições devem atender às linhas temáticas das propostas de dossiê publicadas pelo periódico.

Resenhas

Resenha de obras relativas ao campo da educação. Aceitamos contribuições em fluxo contínuo.

Relato de experiência

Intervenções em formato de ensaio, contando com diálogos com bibliografia e vinculação temática aos dossiês. Seção presente apenas em dossiês.

Fórum

Espaço para interlocução acadêmica sobre temas ou livros referentes à educação popular, reunindo pesquisadores que redigem artigos (seja no formato de exposição temática ou comentário/resposta a um dos pesquisadores) a fim de estruturar a interlocução. A seção possui um formato dialógico e publicará pelo menos dois textos, de dois pesquisadores distintos, discutindo o tema em tela.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.