Diretrizes para Autores
TODAS AS CONTRIBUIÇÕES DEVEM SER ENCAMINHADAS POR MEIO DESTE SISTEMA. NÃO ACEITAMOS CONTRIBUIÇÕES ENCAMINHADAS POR E-MAIL (EXCETO NO CASO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS, CONFORME INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE SÃO DIVULGADAS JUNTO ÀS CHAMADAS PÚBLICAS). SE HOUVER PROBLEMAS COM O SISTEMA, SOLICITAMOS QUE OS(AS) AUTORES(AS) ENTREM EM CONTATO COM A EQUIPE EDITORIAL DO PERIÓDICO: cadernoscimeac@gmail.com
As submissões serão avaliadas em duas etapas. A primeira, realizada pelos editores, avalia a adequação da contribuição ao escopo da revista, bem como o respeito às normas gerais de formatação, autoria e originalidade. Caso o arquivo seja aprovado nessa primeira avaliação, o mesmo será encaminhado para uma avaliação cega por pares (pareceristas externos). Os critérios gerais de avaliação são os seguintes:
- Adequação da contribuição ao escopo da revista
- Formatação básica: margens, referências no corpo do texto, referências bibliográficas e espaçamento entrelinhas.
- Clareza e qualidade da redação
- Pertinência dos argumentos desenvolvidos
- Diálogo com a bibliografia especializada
- Consistência teórico-metodológica da contribuição
NOTA: Ao submeter seu manuscrito à revista Cadernos CIMEAC, o(a) autor(a) informa que o mesmo não está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
* * *
Solicitamos que os(as) interessados(as) em enviar contribuições para avaliação da revista eletrônica Cadernos CIMEAC leiam com atenção as normas abaixo. Todos os itens deverão ser rigorosamente respeitados para que os trabalhos sejam avaliados pela revista. As avaliações consistem em duas etapas: (1) um desk review em que os editores avaliam a pertinência temática e a formatação geral dos textos enviados; (2) rodadas de avaliação por pares em que pareceristas externos (docentes e pesquisadores da área) são consultados quanto à relevância científica e à consistência teórico-metodológica da publicação das contribuições.
Observação: ao submeter uma contribuição a um dossiê, solicitamos que o(a) autor(a) marque a seção "Artigos do dossiê" disponível logo no primeiro passo da submissão.
1. NORMAS GERAIS
1.1 O periódico é destinado a pesquisas sobre as condições práticas e teóricas do campo da educação popular, bem como de esferas correlatas da área da educação (pedagogia, políticas públicas, currículo, história da educação, filosofia da educação, ensino de ciências etc.). Publicamos relatos de experiência, resenhas, entrevistas e artigos. As contribuições devem ser originais (textos ainda não publicados em nenhum outro periódico).
1.2 As submissões serão avaliadas por pares, mediante análise cega (sem a identificação, por parte dos pareceristas, do(s) autor(es) do texto avaliado). Solicitamos, portanto, que os(as) autores(as) removam qualquer indicação de autoria do arquivo submetido pelo sistema. No caso de dois pareceres divergentes, a decisão final caberá aos Editores e ao Conselho Editorial.
1.3 Os trabalhos deverão ser submetidos em formato Word (.DOC ou .DOCX).
1.4 Não serão aceitos trabalhos contendo mais de quatro autores. Todos os autores deverão ser identificados nos dados de submissão da contribuição junto ao sistema.
1.5 Não publicamos textos do mesmo autor (seja como autor único ou como co-autor) no mesmo volume.
1.6 Fotos com presença de pessoas serão publicadas apenas mediante autorização dos envolvidos. Pesquisas envolvendo entrevistas deverão indicar, em nota de rodapé, os dados de aprovação junto ao comitê de ética da instituição.
1.7 No caso do envio de entrevistas, as mesmas só serão publicadas mediante a autorização de todos os envolvidos.
1.8 Ao enviar a contribuição, respeitando o critério de originalidade, o(s) autor(es) informa(m) que o texto não está sendo avaliado por nenhum outro periódico - ou seja, a contribuição está exclusivamente sob avaliação da revista eletrônica Cadernos CIMEAC.
1.9 Todas as submissões devem necessariamente obedecer às normas de formatação abaixo indicadas.
1.10 As opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
1.11 No caso de versões modificadas de textos já publicados em anais de congressos acadêmicos, recomendamos o encaminhamento de uma autorização da fonte original ou de menção, em nota de rodapé, fazendo referência à origem do texto.
1.12 Aceitaremos resenhas de livros publicados há, no máximo, 5 anos.
2. NORMAS DE FORMATAÇÃO
2.1 Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas (com bibliografia, notas, tabelas etc.) - entre 3500 e 9500 palavras. As resenhas deverão contar com no mínimo 2 e no máximo 7 páginas (entre 1700 e 3000 palavras). Os textos submetidos devem ser escritos em Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5.
2.2 O resumo deve ter, no máximo, 250 palavras. Os(as) autores(as) devem indicar entre 3 e 5 palavras-chave.
2.3 Todas as citações deverão seguir o modelo autor-data: (SILVA, 2007, p. 90). A revista não utiliza, portanto, qualquer tipo de referência por notas de rodapé, de modo que estas devem ser apenas explicativas.
2.4 As notas de rodapé explicativas devem aparecer no rodapé de cada página - e não no final do documento.
2.5 Modelos de referências bibliográficas para livros, artigos, capítulos e teses:
HABERMAS, Jürgen. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 16, n. 48, 2011.
CAMPANTE, Rubens Goyatá. O patrimonialismo em Faoro e Weber e a sociologia brasileira. Dados, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/dados/v46n1/a05v46n1.pdf>. Acesso em: 13 set. 2015.
KATO, Danilo Seithi. O conceito de "ecossistema" na produção acadêmica brasileira em educação ambiental: construção de significados e sentidos. 233 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2014.
GATTI, Luciano. Theodor Adorno: indústria cultural e crítica da cultura. In: NOBRE, Marcos (org.). Curso livre de teoria crítica. 3. Ed. Campinas: Papirus, 2013.
* Somente devem ser listadas nas referências bibliográficas as referências citadas no corpo do texto.
2.6 Os artigos devem apresentar um resumo em português e um resumo em inglês (abstract), ambos seguidos das respectivas palavras-chave (keywords), além da tradução do título para o inglês.
2.7 Margens:
Superior: 2,5 cm. Inferior: 2,5 cm. Esquerda: 3 cm. Direita: 3 cm.
DOSSIÊS: Os artigos submetidos aos dossiês também devem obedecer a todas as normas acima listadas. Nossos dossiês são organizados a partir de chamadas públicas, todas publicadas na seção "Notícias" da revista, de modo que questões pontuais (quando há) são sempre indicadas nas chamadas lançadas.
3. POLÍTICAS ANTI-PLÁGIO
3.1 As contribuições publicadas no periódico podem ter origem a partir de outros meios (anais de congresso, dissertações e teses), mas é preciso que, para ser publicado, o texto indique claramente que se trata de uma expansão ou de uma versão com modificações significativas em seu conteúdo. Essa indicação deve ser feita em nota de rodapé posicionada logo no título do trabalho. Caso o trabalho apresentado seja uma reprodução integral de material previamente publicado, portanto, a contribuição será reprovada por auto-plágio.
3.2 Utilizamos a ferramenta CopySpider a fim de assegurar a política anti-plágio testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de conteúdos disponíveis na web.
3.3 Materiais protegidos por copyright (fotos, imagens e gráficos) só poderão ser reproduzidos caso o(s) autor(es) do artigo apresentem a devida permissão para sua utilização.
No ato de submissão dos trabalhos, os(as) autores(as) declaram concordar totalmente com as regras aqui publicadas. Os textos que não seguirem as normas serão recusados no primeiro desk review (realizado pelos próprios editores).