Leitura: importância de despertar e desenvolver o gosto pelo hábito da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Boa Vista (RR)

Autores

  • Simone Refkalefsky Varela Mestrado em Educação pela Universidad de Alcalá (Espanha). Professora da Rede Pública do Estado de Roraima.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i1.1439

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar a pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas em uma escola pública de Boa Vista-RR, onde oponto norteador foi a leitura, com foco na importância de despertar e desenvolver o gosto pelo hábito da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A elaboração e execução de um projeto de intervenção foi o ponto essencial para o desenvolvimento desse projeto. Nessa perspectiva o trabalho tem como objetivo de analisar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento global da escola pública de Boa Vista, no que se refere às estratégias de leitura que favoreçam a formação de leitores durante a realização desse projeto. A metodologia utilizada na pesquisa compreendeu uma abordagem qualitativa, com procedimentos de coleta de dados: as observações, entrevistas e questionários, possibilitando a coleta de dados e a análise dos problemas de maneira mais adequada e relacionada aos objetivos propostos, possibilitando assim um contato mais direto com os sujeitos: equipe gestora, docentes e discentes. Oportunizando ainda um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica na rede pública do Estado de Roraima.

Biografia do Autor

Simone Refkalefsky Varela, Mestrado em Educação pela Universidad de Alcalá (Espanha). Professora da Rede Pública do Estado de Roraima.

Mestrado em Educação pela Universidad de Alcalá (Espanha). Professora da Rede Pública do Estadode Roraima.

Downloads

Publicado

2012-02-10

Edição

Seção

Artigos