A luta do povo Puruborá pela escola: resistências e conquistas / The Puruborá people's struggle for school: resistence and achievements

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2039

Resumo

O texto descreve e analisa os processos históricos e políticos na conquista da escola do povo Puruborá na Aldeia Aperoi, em Seringueiras - Rondônia. A pesquisa de tipo etnográfico fez uso de observação participante registrada em diário de campo, análise documental e entrevistas. Os dados foram analisados por meio de triangulação dos resultados, em diálogo com trabalhos de investigação que discutem a temática da educação escolar indígena, nos aspectos históricos e condições atuais de desenvolvimento. Os resultados indicam que a implantação da escola na referida aldeia é resultado da luta do resistente povo Puruborá.

Palavras-chave: Povo Puruborá; Educação escolar indígena; Resistência; Pesquisa etnográfica.

 

ABSTRACT: The text describes and analyzes the historical and political processes in the conquest of the Puruborá people’s school in the Aperoi Village in Seringueiras - Rondônia. The ethnographic research used the participant observation registered in a field diary, document analysis and interviews. The data were analyzed by triangulation of the results, in dialogue with research papers that discuss the thematic of the indigenous education, the historical aspects and current conditions of development. The results indicate that the establishment of the school in that village is the result of the struggle of the resistant Puruborá People.

Keywords: Puruporá People; Indigenous school education; Resistance. Ethnographic research.

Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), linha de pesquisa Movimentos Sociais, política e educação popular. Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Bolsista de Demanda Social pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da graduação e do Mestrado em Psicologia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE), vice-líder do grupo Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica do Instituto de Psicologia da USP.

Downloads

Publicado

2017-07-11