A educação dos jovens no programa Projovem: notas sobre as repercussões de uma política pública para a juventude / Youth education in the Projovem program...

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DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4155

Resumo

O artigo analisa dimensões de um projeto desenvolvido no Brasil nos anos 2000 para atender aos jovens pobres e em situação de exclusão escolar, aqueles que por um elenco de fatores não conseguiram terminar o ensino fundamental, ou seja, os nove anos de escolaridade que abrangem esse nível de ensino. Abordamos aqui alguns aspectos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem. A análise focaliza as seguintes questões: Em que consistiu esse programa? Qual a repercussão do Projovem na produção acadêmica brasileira? Quais os limites e os avanços desse Programa para a superação dos problemas enfrentados pelos jovens com baixa escolaridade? Assim, o texto tem o objetivo de refletir sobre a função de uma política pública com importância histórica, voltada para atender a uma parcela significativa da população brasileira, e, nesse contexto, como a pesquisa acadêmica contribui para a compreensão dos desafios da juventude, que ainda vive em condição abstrata de cidadania, para efetivamente se constituir, como preconiza a legislação, protagonista e formada por sujeitos de direitos.

Palavras-chave: Projovem; Juventude; Produção acadêmica.


ABSTRACT: The article analyzes the dimensions of a project developed in Brazil in 2000 to serve poor young people who are excluded from school, those who, due to a list of factors, could not finish elementary school, that is, the nine years of schooling that cover this level. education. Here we address some aspects of the National Youth Inclusion Program - ProJovem. The analysis focused on the following questions: What did this program consist of? What is the impact of Projovem on Brazilian academic production? What are the limits and advances of this program to overcome the problems faced by young people with low education? Our goal is to reflect on the role of a public policy with historical importance aimed at serving a significant portion of the Brazilian population, and in this context, how academic research can contribute to the understanding of youth challenges, which still live an abstract condition. Citizenship, to be effectively constituted, as advocated by legislation, protagonists, subject of rights.

Keywords: Projovem; Youth; Academic production.

Biografia do Autor

Iara Vieira Guimarães, FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2015).

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Publicado

2020-07-16