A educação dos jovens no programa Projovem: notas sobre as repercussões de uma política pública para a juventude / Youth education in the Projovem program...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4155Abstract
O artigo analisa dimensões de um projeto desenvolvido no Brasil nos anos 2000 para atender aos jovens pobres e em situação de exclusão escolar, aqueles que por um elenco de fatores não conseguiram terminar o ensino fundamental, ou seja, os nove anos de escolaridade que abrangem esse nível de ensino. Abordamos aqui alguns aspectos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem. A análise focaliza as seguintes questões: Em que consistiu esse programa? Qual a repercussão do Projovem na produção acadêmica brasileira? Quais os limites e os avanços desse Programa para a superação dos problemas enfrentados pelos jovens com baixa escolaridade? Assim, o texto tem o objetivo de refletir sobre a função de uma política pública com importância histórica, voltada para atender a uma parcela significativa da população brasileira, e, nesse contexto, como a pesquisa acadêmica contribui para a compreensão dos desafios da juventude, que ainda vive em condição abstrata de cidadania, para efetivamente se constituir, como preconiza a legislação, protagonista e formada por sujeitos de direitos.
Palavras-chave: Projovem; Juventude; Produção acadêmica.
ABSTRACT: The article analyzes the dimensions of a project developed in Brazil in 2000 to serve poor young people who are excluded from school, those who, due to a list of factors, could not finish elementary school, that is, the nine years of schooling that cover this level. education. Here we address some aspects of the National Youth Inclusion Program - ProJovem. The analysis focused on the following questions: What did this program consist of? What is the impact of Projovem on Brazilian academic production? What are the limits and advances of this program to overcome the problems faced by young people with low education? Our goal is to reflect on the role of a public policy with historical importance aimed at serving a significant portion of the Brazilian population, and in this context, how academic research can contribute to the understanding of youth challenges, which still live an abstract condition. Citizenship, to be effectively constituted, as advocated by legislation, protagonists, subject of rights.
Keywords: Projovem; Youth; Academic production.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).