Os cursinhos pré-vestibulares populares e suas práticas pedagógicas antirracistas

Autores

  • Diego da Costa Vitorino Pesquisador associado ao NUPE/CLADIN/LEAD - Laboratório de Estudos Africanos e da Diáspora da UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i2.4861

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um conjunto de pesquisas que têm como foco de suas análises projetos de cursinhos pré-vestibulares populares com o recorte étnico-racial. A proposta evidencia o contexto histórico de surgimento dos cursinhos pré-vestibulares populares, que hoje são uma reivindicação social e uma política compensatória, ou seja, suas experiências são serviços ou demandas que estão para além da boa vontade de entidades de assistência social, religiosas, movimentos sociais ou entidades não governamentais. Essas são experiências que podemos caracterizá-las, portanto, como propostas de ação afirmativa no âmbito das políticas educacionais, que também são exemplos de educação popular e de práticas pedagógicas antirracistas.

Palavras-chave: Cursinhos pré-vestibulares; Movimento negro; Educação antirracista.

 

ABSTRACT: This paper presents a set of researches that has as a focus its analyzes, projects in popular preparatory courses to access the universities in an ethnic-racial perspective. The proposal highlights the begining of the historical context of these courses, which are nowadays a social claim and a compensatory policy. The acquired experience with these preparatory courses are services or demands that are beyond the goodwill of the social assistance, religious, social movements and non-governmental entities. These are experiences that we can characterize as affirmative proposal actions in the educational policies context, which are also examples of popular education and anti-racist pedagogical practices.

Keywords: Preparatory courses to access the universities; Black movement; Anti-racist education.

Biografia do Autor

Diego da Costa Vitorino, Pesquisador associado ao NUPE/CLADIN/LEAD - Laboratório de Estudos Africanos e da Diáspora da UNESP.

Licenciado e Bacharel (2005; 2007) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Mestre (2009) e Doutor (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos