CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

Autores

  • Tatiane Baratieri Unicentro
  • Carine Teles Sangaleti Unicentro
  • Maria Regiane Trincaus Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento dos acadêmicos do último período do curso de enfermagem, de uma universidade pública do Paraná, sobre avaliação e tratamento de feridas. Método: Pesquisa quantitativa, com 30 acadêmicos. Dados foram coletados com auxílio de um questionário semiestruturado, em setembro de 2011, e analisados por estatística descritiva. Resultados: Apontaram pouco conhecimento dos acadêmicos sobre histórico do portador de feridas; houve maior número de respostas corretas no quesito avaliação de feridas; sobre avaliação e tratamento, os acertos variaram de 47% a 93%; na análise de figuras, para determinação da cor da pele circundante, 39,2% de acertos e em 32,5% não havia resposta; dificuldade para descrever os sinais de infecção de uma ferida, sendo que 20% confundiram com sinais de inflamação. Conclusão: Existe necessidade de aprimoramento formativo das escolas e técnico-científico dos acadêmicos sobre o tema, preparando-os para atuação no SUS, atendendo às necessidades de saúde da população.

Biografia do Autor

Tatiane Baratieri, Unicentro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

Carine Teles Sangaleti, Unicentro

Enfermeira. Mestre em Fisiologia Humana. Doutoranda do Programa de Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da UNICENTRO. 

Maria Regiane Trincaus, Unicentro

 

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

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