ATIVIDADES EDUCATIVAS ESTIMULANDO O AUTOCUIDADO E PREVENÇÃO DO CÂNCER FEMININO

Autores

  • Lorena Campos Mendes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thaís Cristina Elias Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Taciana Nunes dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Erika Mendes Tayar Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Sueli da Silva Riul Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v6i1.1792

Resumo

Objetivo: descrever as práticas educativas, realizadas com estudantes do ensino médio noturno de escolas estaduais do município de Uberaba/MG, a respeito de ações de incentivo ao autocuidado em relação à prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. Método: trata-se de um relato de experiência desenvolvido com alunas de escolas estaduais de caráter regular e modalidade presencial do período noturno. Resultados: foi beneficiado um grupo de aproximadamente 1040 estudantes. Notou-se que, de um modo geral, as mulheres eram carentes de informações relacionadas à temática e que possuíam um déficit de conhecimento maior referente à Autopalpação das Mamas em relação ao exame Papanicolaou. Considerações finais: observou-se que a transmissão de informações neste contexto é de extrema importância, e apresenta-se como uma ferramenta fundamental na assistência de Enfermagem.

Biografia do Autor

Lorena Campos Mendes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Thaís Cristina Elias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Taciana Nunes dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Erika Mendes Tayar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Sueli da Silva Riul, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira e obstetríz. Mestre e doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Relato de Experiência