REALIZAÇÃO DE UM SONHO: O SIGNIFICADO CULTURAL DA GRAVIDEZ PARA GESTANTES ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.4233

Resumo

Objetivo: compreender o significado cultural da gravidez para gestantes adolescentes. Método: trata-se de um estudo de campo, qualitativo, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Santa Maria/RS, entre fevereiro e maio de 2012. Participaram da pesquisa oito gestantes adolescentes que faziam pré-natal na unidade.  A entrevista narrativa foi utilizada na coleta dos dados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria sob o número do CAAE 00554512.0.0000.5346. Resultados: a partir da análise dos dados emergiram duas categorias: “Sentimentos vividos pelas adolescentes na gravidez” e “Prefiro ser mãe”. As gestantes adolescentes consideram a gravidez como a realização de um sonho. Conclusão: a gravidez nesta etapa de vida pode ser uma escolha individual, e é preciso que esta realidade seja compreendida e desmistificada pela sociedade moderna, principalmente pelos profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Carolina Carbonell Demori, Hospital de Guarnição de Bagé

Enfermeira. Especialista em Cuidado Pré-Natal e em Ginecologia e Obstetrícia. Doutora em Ciências da Saúde. Enfermeira do Hospital de Guarnição de Bagé.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Cuidado Pré-Natal e em Enfermagem Obstétrica. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM) da UNIPAMPA.

Natália da Silva Gomes, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET-PISC). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM).

Carolina Heleonora Pilger, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET-PISC). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM).

Luiza Cremonese, Universidade Luterana do Brasil

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e em Saúde do Adolescente. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul (ULBRA). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à saúde das pessoas, família e sociedade PEFAS/UFSM.

Camila Nunes Barreto, Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, lotada na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul.

Referências

Resta DG, Marqui ABT, Colomé ICS, Jahn AC, Eisen C, Hesler LZ et al. Maternidade na adolescência: significado e implicações. REME rev min enferm [Internet]. 2010;14(1):68-74.

Andrade DWP, Prazeres AS, Santos AAAP, Silva BDD, Leonardos CS, Machado CAF, et al. Adolescência: pane no sistema - configurando responsabilidades. Adolesc Saúde [Internet]. 2011;8(1):35-42.

Ribeiro PM, Gualda DMR. Gestação na adolescência: a construção do processo saúde resiliência. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2011;15(2):361-71.

Mendonça GMM, Abreu LDP, Silva MAM, Andrade MP. Promoção da saúde sexual de puérperas adolescentes: conhecimento e práticas. Adolesc Saúde[Internet]. 2012;2012;9(2):14-20.

Nunes SA. Esperando o futuro: a maternidade na adolescência. Physis (Rio J.) [Internet]. 2012;22(1):53-75.

Ministério da Saúde do Brasil (BR); Secretaria de Atenção à Saúde (BR); Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (BR). Marco teórico e referencial: saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2006.

Santos CC. O Significado da gravidez para gestantes adolescentes [dissertação]. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Maria; Santa Maria, 2013.

Leopardi MT. Metodologia da pesquisa da saúde. ed. SM: Pallotti; 2001.

Silva DGV, Trentini M. Narratives as a research technique in nursing. Rev latinoam enferm[Internet]. 2002;10(3):423-32.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco; 2010.

Ministério da Saúde do Brasil (BR). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 1997.

Rangel DLO, Queiroz ABA. A representação social das adolescentes sobre a gravidez nessa etapa da vida. Esc Anna Nery Rev Enferm[Internet]. 2008;12(4):780-8. 13. Hoga LAK. Adolescent maternity in a low income community: experiences revealed by oral history. Rev latinoam enferm [Internet]. 2008; 16(2):280-6.

Castro JA, Aquino LMC, Andrade CC, organizadores. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Juventude e políticas sociais no Brasil. ed. Brasília: Ipea; 2009.

Davi MTG, Solano LC, Martins PHMC, Pedrosa KSC, Maia DKC, Fernandes ALC. Companion’s participation during prenatal care: challenge for nursing. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2011;2011,5(9):2077-82.

Carvalho GM, Merighi MAB, Jesus MCP. Recurrence of adolescent parenthood from the perspective of those involved. Texto & contexto enferm [Internet]. 2009;18(1):17-24.

Pantoja ALN. “Ser alguém na vida”: uma análise sócio-antropológica da gravidez/maternidade na adolescência, em Belém do Pará, Brasil. Cad Saúde Pública [Internet]. 2003;19(2):335-43.

Esteves JR, Menandro PRM. Trajetórias de vida: repercussões da maternidade adolescente na biografia de mulheres que viveram tal experiência. Estud psicol (Natal) [Internet]. 2005;10(3):363-70.

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigos Originais