Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Os alunos de graduação só poderão submeter trabalhos desde que o artigo tenha como primeiro autor um doutor. Mestrandos/mestres e doutorandos, preferencialmente, submissão em coautoria com o orientador(a).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue a formatação da revista; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO

1. A contribuição dos artigos (ou outro tipo de trabalho: resenha,entrevista, relato de experiência,poesia, entre outros) deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista. As resenhas devem referir-se somente a obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos quatro últimos anos; as traduções devem ser, de preferência, de artigos científicos e de capítulos de livros publicados até doze meses antes da data da submissão; as entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores de prestígio acadêmico reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.

2 Sem o conhecimento da autoria, dois membros do Conselho Editorial emitem parecer sobre os trabalhos. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista, que também não tem acesso ao nome do(s) autor(es). Depois da análise, cópias dos pareceres são encaminhadas ao(s) autor(es) juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

3. Os trabalhos podem ser redigidos em português, francês, inglês, espanhol ou italiano. Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO PALAVRAS-CHAVE precedem o texto e TITLE, ABSTRACT KEYWORDS sucedem o texto. Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO PALAVRAS-CHAVE que precedem o texto devem ser escritos no idioma do artigo; os que sucedem o texto devem ser em português, no caso de artigos em inglês; e em inglês, no caso de artigos em francês, espanhol ou italiano.

4. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pelo sistema da InterteXto, sem numeração de páginas, sem nome dos autores  e no formato doc ou docx.  Submeter o arquivo sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a idenficação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).

5. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte times 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 15 páginas e máximo de 30. Ver template deste periódico.

6. Os resumos devem conter, no máximo, 250 palavras e ser redigidos em português e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol ou francês). As palavras-chaves devem ser no máximo cinco. Ordem dos itens no texto: Título, Título em língua estrangeira, resumo em português, palavras-chave em português,  resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estangeira. As palavras devem ser separadas por ponto-e-vírgula. Espaçamento de resumos e palavras-chaves em português e lingua estrangeira deve ser "simples".

7. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)

8. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte times 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte com: adentramento de 4cm da margem, parágrafo justificado, times 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação.

9. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente a palavra Referências em negrito.

10. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.

11. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.

12. A revista INTERTEXTO detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

Relatos de Experiência: supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada a um determinado tema ou evento. Assim, o texto deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas. Conter as seguintes partes: Contextualização, Descrição/Metodologia de coleta de dados/ relato/ conclusões. Seguirá a formatação do artigo.

Resenhas: apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Pode ter de três a seis páginas. A InterteXtosó recebe resenhas de obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos quatro últimos anos.Seguirá a formatação do artigo.

Entrevistas: caracterizam-se por exposição da opinião do entrevistado e da exploração da complexidade do debate sobre a questão. A entrevista deve pautar pela fidedignidade da transcrição, que poderá ser comprovada por meio de concordância intra e interjuizes (realiza-se uma ou mais transcrição e leituras para verificar o nível de concordância entre as versões analisadas). As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores de prestígio acadêmico reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.Seguirá a formatação do artigo.

Ficção: texto de ficção inédito (máximo de 30 páginas)

Tradução: devem ser, de preferência, de artigos científicos e de capítulos de livros publicados até doze meses antes da data da submissão. Seguirão as normas e formatação do artigo.

Material Didático: caderno de atividades, manuais, caderno didático produzidos voltados para o ensino de língua e/ou literatura

Dossiês Temáticos: a InterteXto poderá publicar dossiês temáticos sobre temas relevantes no âmbito da Linguística e Literatura.As propostas de dossiês temáticos deverão ser enviadas para o e-mail da revista (revistaintertextouftm@gmail.com) com as seguintes informações:

- Título da proposta de dossiê;

- Nome do(s) organizador(es) do dossiê juntamente com sua(s) respectiva(s) institucional(is), indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade e Departamento), e e-mail(s) de contato;

- Uma breve apresentação do dossiê e sua relevância e articulação com o domínio científico da área de Linguística e Literatura.

Os artigos que integrarem os dossiês temáticos seguirão critérios de avaliação adotados pela interteXto. A organização do dossiê poderá fazer convites de publicação a especialistas no domínio em causa, os quais ficam sujeitos à aprovação do Conselho Editorial.

O(s) organizador(es) do dossiê temático é(são) responsável(is) pela organização, formatação/edição e revisão dos artigos a serem publicados e pela escrita da apresentação do referido dossiê.

 

ARTIGOS

Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas.

  Só serão publicados trabalhos que obtiverem dois pareceres favoráveis, emitidos por membros do Conselho Editorial ou – a depender do grau de especificidade do texto submetido – por pareceristas ad hoc. Os artigos deverãorespeitar as normas de formatação da revista. 

RESENHA

As resenhas deverão ter extensão mínima de 3 e máxima de 8 páginas. Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas. A obra resenhada deve ter sido publicada há no máximo dois anos. 

As resenhas serão avaliadas por um parecerista, membro da Comissão Editorial.

FICÇÃO

Aceto apenas em dossiês temáticos.

TEMÁTICA LIVRE

Seção para aritgos externos aos dossiês

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.