Mestres! E agora? A contribuição do Profletras para a prática docente no cotidiano da escola

Autores

  • Juliana Ferreira Silva
  • Pâmella Alves
  • Willian Fernando Ferreto
  • Maíra Sueco Maegava Córdula UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v1i0.2935

Resumo

Este estudo pretende, de maneira sistemática, apresentar o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS como uma proposta promissora do MEC juntamente com a CAPES para melhorar a prática do professor de língua portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública de educação através da formação continuada. Além disso, através do relato de pesquisas desenvolvidas durante o curso, espera-se evidenciar que a reflexão sobre a língua e o ensino em um contexto de utilização das novas tecnologias digitais é uma realidade que precisa ser considerada. Finalmente, o compartilhamento dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas pelos autores, alunos egressos, salientam o impacto positivo do programa de pós-graduação sobre sua práxis.

 

Biografia do Autor

Juliana Ferreira Silva

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1999), Letras com habilitação em línguas portuguesa e inglesa pelo UNIFacef - Centro Universitário de Franca/SP (2007) e Pedagogia pela Uniube - Universidade de Uberaba (2012). Atualmente é professora de inglês na escola de idiomas Wizard e também na secretaria de educação da Prefeitura Municipal de Franca na divisão da EJA - Educação de Jovens e Adultos, além de lecionar língua portuguesa na rede pública do estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na área de Linguística. Neste momento, é mestranda em Linguística no projeto ProfLetras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba/MG no biênio 2015/2016.

Pâmella Alves

Possui graduação em Letras, com habilitação em Espanhol, pela Universidade de Franca (2009) e mestrado em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016) - bolsista CAPES. Na Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo, é docente de Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Espanhola.

Willian Fernando Ferreto

Possui bacharel em Ciências Contábeis e Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade de Franca. Nas áreas de Educação e Ensino, é licenciado em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas também pela Universidade de Franca. Possui especialização em Educação Empreendedora pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei e é mestre em Letras pela UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente é professor titular de cargo de Língua Inglesa na Secretaria Estadual de Educação/SP e também professor titular de cargo de Línguas Inglesa e Portuguesa na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Científico/SP - Centro Paula Souza na cidade de Franca/SP.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

SILVA, J. F.; ALVES, P.; FERRETO, W. F.; CÓRDULA, M. S. M. Mestres! E agora? A contribuição do Profletras para a prática docente no cotidiano da escola. InterteXto, Uberaba, v. 1, p. p.23–39, 2018. DOI: 10.18554/ri.v1i0.2935. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/2935. Acesso em: 18 mar. 2024.