INTERAÇÕES COMUNICACIONAIS DE SHELDON COOPER NA VERSÃO DUBLADA DO EPISÓDIO PILOTO DA SÉRIE “BIG BANG: A TEORIA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.3060

Resumo

Analisamos neste artigo os processos ostensivo-inferenciais em interações comunicacionais da personagem Sheldon Cooper na versão dublada do episódio piloto da Série “Big Bang: a Teoria” a partir do ponto de vista da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995). Para dar conta desse objetivo, aplicando o mecanismo de compreensão orientada pela noção de relevância, encaixamos os enunciados das personagens em formas lógicas e desenvolvemos as respectivas explicaturas e implicaturas sempre que necessário. Os resultados sugerem pistas de expertise em relações sociais dissonantes das características que definem a personagem no decorrer da série como alguém com graves problemas de empatia, arrogância intelectual, intolerância à ignorância intelectual alheia e parca compreensão de ironias e sarcasmos.

Biografia do Autor

FÁBIO JOSÉ RAUEN, Universidade do Sul de Santa Catarina

Fábio José Rauen é Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL).

JOÃO AUGUSTO CAMPOS MICHELS, Universidade do Sul de Santa Catarina

João Michels é graduado no Curso de Licenciatura em Letras – Português pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Foi bolsista do Art. 171 do FUMDES-SC.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

RAUEN, F. J.; MICHELS, J. A. C. INTERAÇÕES COMUNICACIONAIS DE SHELDON COOPER NA VERSÃO DUBLADA DO EPISÓDIO PILOTO DA SÉRIE “BIG BANG: A TEORIA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA. InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 1, p. p.196–221, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i1.3060. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3060. Acesso em: 19 mar. 2024.