MODALIDADE E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

  • Camila Marques Peixoto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.318

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de modalização e os valores modais em dez artigos de opinião de jornais brasileiros e portugueses. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Culioli (1971). Para esse quadro teórico, modalidade corresponde ao resultado da localização abstrata da relação predicativa em relação ao parâmetro sujeito da enunciação, identificado por S0. Trabalhamos, especificamente, com a sistematização proposta por Campos & Xavier (1991) e Campos (2004), que, na seqüência da proposta de Culioli, apresentam a definição dos valores modais em diferentes graus e tipos, a saber: modalidade epistêmica, modalidade apreciativa e modalidade intersujeitos (deôntica). Nos artigos, fizemos um recorte, seguindo a proposta de Neves (2006), no que se refere aos movimentos discursivos do artigo de opinião, e, dentro da contextualização, encontramos a predominância de ocorrências de modalidade epistêmica e modalidades apreciativas, tanto nos artigos brasileiros, quanto nos artigos portugueses. Diferente dos resultados de Neves, percebemos que, desde a contextualização, o enunciador inicia o seu processo argumentativo, quando situa o coenunciador em relação ao tema tratado, de maneira a evidenciar o que defenderá como tese, não havendo, assim, fronteiras entre movimentos discursivos relacionados à contextualização e à argumentação.

 

Biografia do Autor

Camila Marques Peixoto, Universidade Federal do Ceará

Possuo graduação em LETRAS (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolvi estágio de doutoramento PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atualmente, realizo Pós-Doutorado na UFC, vinculado ao grupo Variação e processamento da fala e do discurso: análise e aplicações, e tenho como objetivo analisar as variantes do português falado nos países africanos de língua oficial portuguesa (os PALOPs), a fim de discutir a afirmativa de uma pretensa unidade dessa língua e refletir sobre a atitude de seus falantes frente à língua portuguesa, notadamente quanto à construção das representações dessa língua, como língua materna e não materna, língua oficial e língua nacional. Atuo também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguistica Aplicada na UFC, tendo como interesse principal análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. 

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

PEIXOTO, C. M. MODALIDADE E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/ri.v5i2.318. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/318. Acesso em: 19 mar. 2024.