UMA LEITURA DA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Diana Pereira Coelho de Mesquita Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.320

Resumo

A avaliação em Língua Portuguesa é um tema que tem gerado inúmeras discussões no âmbito da Educação Básica, por ser um dos aspectos basilares para que o ensino desta disciplina alcance os objetivos que se propõe. Diante disso, o artigo ora proposto objetiva problematizar como se configura a prática diária da avaliação em Língua Portuguesa na Educação Básica. É nosso propósito instaurar uma reflexão sobre a importância de se pensar a língua enquanto uma prática viva e não um sistema abstrato de formas normativas. Esta reflexão nos remeterá a uma problematização a respeito da necessidade de uma proposta discursiva para o trabalho com a avaliação em Língua Portuguesa que reconheça o sujeito aluno como ativo em sua produção linguística e em processo de diálogo com a língua e com o conhecimento.

Biografia do Autor

Diana Pereira Coelho de Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Linguística e Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Linguística Aplicada do Instituto de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Técnica em Assuntos Educacionais, na Universidade Federal de Goiás, campus Catalão.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

DE MESQUITA, D. P. C. UMA LEITURA DA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/ri.v5i2.320. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/320. Acesso em: 19 mar. 2024.