CAMPO CONCEITUAL ADITIVO E O USO DE UM JOGO DO TIPO RPG NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Kelly de Lima Azevedo Spinelli Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5221

Palavras-chave:

Jogo Matemático, Resolução de Problemas, Primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Resumo

O referente artigo propõe discutir e apresentar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo de aprendizagem de conceitos aditivos, vinculado à utilização do jogo de tabuleiro do tipo RPG envolvendo de forma implícita, diferentes situações problemas referente a operações de adição e subtração em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Garanhuns-PE. Este artigo estruturou em pré-teste, intervenção pedagógica com o auxílio do jogo do tipo RPG e a aplicação de um pós-teste. Este artigo é fruto de uma pesquisa de campo, com caráter de pesquisa exploratória, que proporciona a discussão teórica, aplicação de pré e pós-testes contendo resoluções de problemas aditivos e a intervenção com o jogo. De antemão podemos afirmar que o jogo do tipo RPG teve significado aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental que utilizaram de diferentes estratégias e raciocínio contido nas resoluções dos problemas aditivo presente no jogo.

Biografia do Autor

Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuando no departamento de Educação.

Referências

AZEVEDO, K. L. de.. Jogo de tabuleiro com elementos de RPG “aventura de um livro mágico”: contribuições para educação matemática. 2017. 130f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, CE. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2017.

BAUMGARTEL, P.. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf. Acesso em: 20 de jan. de 2021.

DIAS, G. L., NUNEZ, E. C. B.. A Importância dos Jogos de RPG ou Lógica no Ensino de Algoritmos e Programação. 2015. Disponível em: http://rinte.ifsp.edu.br/index.php/RInTE/article/view/0002-0002/31. Acesso em: 20 de jan. de 2021.

FALKEMBACH, G. A. M.. O lúdico e os jogos educacionais. 2016. Disponível em:

http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf. Acesso em: 20 de jan. de 2021.

GIL, A. C.. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

JELINEK, K. R.. Jogos nas aulas de matemática: brincadeira ou aprendizagem? O que pensam os professores?. 2005. 147 f. Dissertação (mestrado em educação e ciências e matemática) _ Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

MAGINA, S. et al.. Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 2. ed. São Paulo: PROEM, 2001.

MOREIRA, M. A.. O construtivismo de Vergnaud. In: coletânea de breves monografias sobre teorias de aprendizagem como subsídio para o professor pesquisador, particularmente da área de ciências – Comportamentalismo, construtivismo e humanismo. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2009, p. 37- 42.

ROCHA, J. M. C. da, NASCIMENTO, K. A. F. do.. Desenvolvimento do pensamento lógico matemático e as contribuições dos jogos para o trabalho pedagógico. 2018. Disponível em: https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed4/5.pdf . Acesso em: 20 de jan. 2021.

ROSETTI JR, H. et al.. O jogo na educação matemática: desenvolvimento de um rpg para trabalhar o conceito de moeda no ensino fundamental. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481547291011.pdf . Acesso em: 20 de jan. de 2021.

SANTOS, G. S. dos.. O uso dos jogos matemáticos como uma atividade lúdica de motivação nas aulas de matemática. 2016. Disponível em: http://cursos.ufrrj.br/grad/matematica/files/2016/09/616_gabrielasena.pdf. Acesso em: 20 de jan. de 2021.

VERGNAUD, G.. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed da UFPR, 2009.

VERGNAUD, G.. O longo e o curto prazo na aprendizagem da matemática. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/02.pdf . Acesso em: 17 de jan. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

SPINELLI, K. de L. A. CAMPO CONCEITUAL ADITIVO E O USO DE UM JOGO DO TIPO RPG NOS ANOS INICIAIS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 199–218, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5221. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5221. Acesso em: 19 abr. 2024.