CAMPO CONCEITUAL ADITIVO E O USO DE UM JOGO DO TIPO RPG NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5221Palavras-chave:
Jogo Matemático, Resolução de Problemas, Primeiro ciclo do Ensino Fundamental.Resumo
O referente artigo propõe discutir e apresentar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais no processo de aprendizagem de conceitos aditivos, vinculado à utilização do jogo de tabuleiro do tipo RPG envolvendo de forma implícita, diferentes situações problemas referente a operações de adição e subtração em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Garanhuns-PE. Este artigo estruturou em pré-teste, intervenção pedagógica com o auxílio do jogo do tipo RPG e a aplicação de um pós-teste. Este artigo é fruto de uma pesquisa de campo, com caráter de pesquisa exploratória, que proporciona a discussão teórica, aplicação de pré e pós-testes contendo resoluções de problemas aditivos e a intervenção com o jogo. De antemão podemos afirmar que o jogo do tipo RPG teve significado aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental que utilizaram de diferentes estratégias e raciocínio contido nas resoluções dos problemas aditivo presente no jogo.
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