Educação popular, movimentos sociais e cursinhos populares: uma análise pelo espaço

Autores

  • Cloves Alexandre de Castro Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i2.1441

Resumo

O presente artigo procura articular a prática da educação popular e situá-la no campo dos movimentos sociais por considerá-la uma ação política que busca a libertação das classes mais oprimidas por meio das pedagogias produzidas nas lutas sociais por melhores condições de vida e pelo acesso ao uso dos equipamentos/estruturas urbanos. O movimento de cursinhos populares é um sujeito coletivo que surgiu da articulação entre ações oriundas do movimento estudantil e de movimentos sociais e contribuiu para incluir na agenda da sociedade brasileira o debate pela democratização do acesso à universidade.

Biografia do Autor

  • Cloves Alexandre de Castro, Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    Doutor em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação popular, movimentos sociais e cursinhos populares: uma análise pelo espaço. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 24–33, 2012. DOI: 10.18554/cimeac.v2i2.1441. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1441. Acesso em: 16 maio. 2025.