O que há de "science" no Chico Science?

Autores

  • Welton Yudi Oda Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i1.1448

Resumo

O presente estudo busca argumentar na defesa do uso de elementos da obra do músico pernambucano Chico Science na promoção de um Ensino de Ciências parametrizado pelos pressupostos da CTS. Busca-se ainda uma articulação interdisciplinar mediada pela obra do referido artista, que possa aproximar a EC das disciplinas artísticas,oferecendo, a partir de disciplinas científicas, um fortalecimento da educação estética dos estudantes. Foi realizado um estudo exploratório de documentos e letras de músicas, dos quais foram selecionados excertos nos quais elementos ligados a questões científicas e tecnológicas estiveram presentes. Dentre os trechos encontrados observou-se a marcante presença de questões relacionadas à degradação ambiental e uma visão crítica da noção de progresso que permeia os recentes processos históricos da constituição da cidade de Recife. Deste modo, argumenta-se pela pertinência da obra de Chico Science para um EC contextualizado, interdisciplinar e transformador.

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Publicado

2013-02-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O que há de "science" no Chico Science?. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 13–24, 2013. DOI: 10.18554/cimeac.v3i1.1448. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1448. Acesso em: 18 set. 2025.