O que há de "science" no Chico Science?
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i1.1448Resumo
O presente estudo busca argumentar na defesa do uso de elementos da obra do músico pernambucano Chico Science na promoção de um Ensino de Ciências parametrizado pelos pressupostos da CTS. Busca-se ainda uma articulação interdisciplinar mediada pela obra do referido artista, que possa aproximar a EC das disciplinas artísticas,oferecendo, a partir de disciplinas científicas, um fortalecimento da educação estética dos estudantes. Foi realizado um estudo exploratório de documentos e letras de músicas, dos quais foram selecionados excertos nos quais elementos ligados a questões científicas e tecnológicas estiveram presentes. Dentre os trechos encontrados observou-se a marcante presença de questões relacionadas à degradação ambiental e uma visão crítica da noção de progresso que permeia os recentes processos históricos da constituição da cidade de Recife. Deste modo, argumenta-se pela pertinência da obra de Chico Science para um EC contextualizado, interdisciplinar e transformador.Downloads
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