Uma análise das reportagens no jornal "A Sirene": um porta-voz dos atingidos pelo desastre da Samarco / An analysis of the articles in the newspaper "A Sirene"...

Autores

  • Marcelo Silva Celestino
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i2.2363

Resumo

Este artigo traz uma análise sobre o jornal “A Sirene: para não esquecer” que foi criado por uma das ações do coletivo #UmMinutoDeSirene com o intuito de produzir um periódico feito pelos atingidos e para os atingidos. Esse jornal se constitui como um meio de comunicação para portar informações, reflexões e questionamentos sobre o desastre da barragem de rejeitos da Samarco/Vale/BHP. As reportagens foram examinadas a luz da análise de conteúdo com o objetivo de apresentar um mapeamento a partir das edições do jornal "A Sirene", visando identificar as temáticas mais frequentes no periódico. Constatamos que as temáticas mais frequentes são às que envolvem aspectos sociais e jurídicos. São temáticas que estão interligadas e se retroalimentam pois dizem respeito aos problemas mais próximos à vivência dos atingidos que denunciam constantemente a violação dos direitos individuais e coletivos por parte da empresa. Acreditamos que esse material jornalístico se qualifica como um dos porta-vozes importantes para a promoção de uma discussão mais abrangente e crítica da mineração e das consequências do desastre da Samarco na vida dos mais diferentes atingidos.

Palavras-chave: Desastre socioambiental; Mineração; Barragem; Jornal on-line.

 

ABSTRACT: This article presents an analysis about the newspaper "A Sirene: para não esquecer", that was created by one of the actions of the collective #UmMinutoDeSirene, with the intention of producing a journal, made by those affected and for those affected. This newspaper constitutes a means of communication to carry information, reflections and questions about the Samarco/Vale/BHP tailings dam disaster. The articles were examined under the prism of the content analysis, with the aim of presenting a mapping from the editions of the newspaper "A Sirene", in order to identify the most frequent topics in the journal. We have found that the most frequent themes are those involving social and legal aspects. These are themes that are interconnected and feedback, as they relate to the problems closest to the lives of those affected who constantly denounce the violation of individual and collective rights by the company. We believe that this journalistic material qualifies as one of the important advocates for the promotion of a more comprehensive and critical discussion of mining and the consequences of the Samarco disaster in the lives of the most affected.

Keywords: Social and environmental disaster; Mining; Dam; Online newspaper.

Biografia do Autor

Marcelo Silva Celestino

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2008). Pós-Graduado em Estudos Ambientais para o Meio Biótico: ênfase em Mineração, pela PUC-MG (2010), Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor efetivo de Biologia da Rede Estadual de Ensino. 

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível III, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem. 


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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos