O olhar freireano sobre a formação de professores para a educação básica / The Freirean gaze at the teachers training...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i2.2522Resumo
A formação de professores é uma atividade eminentemente humana, inscrita no campo da educação como uma categoria teórica, científica, política e pedagógica. Neste estudo, através de revisão bibliográfica e documental, objetivamos descrever algumas contribuições de Paulo Freire para a formação de professores. Os resultados direcionaram para dois eixos temáticos construídos a partir da análise documental, a seguir: (1) a formação de professores em Paulo Freire (2) práxis pedagógica na formação de professores em Paulo Freire. Como resultado principal, constatou-se que nos textos e documentos consultados, a importância de valorizar a formação do professor sobre o viés da formação humanizadora explicitada pelo autor para educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores; Paulo Freire; Práxis Pedagógica.
ABSTRACT: The teachers training is ahuman eminently activity, intoeducation field as a theoretical, scientific, political and pedagogical category. The core of this study is describingthe Paulo Freire’s contributions regardingto teacher training. The research was carried out through a bibliographical and documentary methodology. The results lead to two thematic axes constructed from documental analysis: (1) teacher training in Paulo Freire (2) pedagogical praxis in teacher training in Paulo Freire. As a main result, has been verified that in the texts and documents analyzed, the importance of valuing the teacher training on the bias of the humanizing formation explained by Freire for basic education.
Keywords: Teacher training; Paulo Freire; Pedagogical praxis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).