O curso Pedagogia da Terra como estratégia formativa e de enfrentamento à exclusão dos jovens do campo / The earth pedagogy course as a formative strategy...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i2.2829Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o curso de Pedagogia da Terra que foi ofertado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás nos anos de 2007 a 2011, entendendo ser este curso uma ação de fortalecimento dos pressupostos defendidos pelos movimentos sociais do campo em relação à garantia de direitos dos jovens do campo. A abordagem visa reiterar que a educação urbana não atende às especificidades e espacialidades educativas dos sujeitos do campo. Para tanto, se faz necessário uma prática pedagógica específica e contextualizada, visando assim fornecer condições de emancipação dos jovens campesinos. Conclui-se que ao longo dos anos houve avanços significativos no modelo de educação do campo, sendo que iniciativas como a do curso de Pedagogia da Terra (FE/UFG) vêm a fortalecer as práticas educativas e a cultura campesina, especialmente na região do centro-oeste brasileiro. Contudo, considera-se como necessário investigar os impactos sociais de tais ações pedagógicas dos concluintes do curso nos percursos formativos dos jovens que habitam o campo.
Palavras-chave: Jovens; Pedagogia da Terra; Movimentos Sociais do Campo.
ABSTRACT: This article aims to analyze the Pedagogy of the Earth course that was offered by the Faculty of Education of the Federal University of Goiás in the years 2007 to 2011, understanding that this course is an action to strengthen the assumptions defended by the social movements of the field in relation guarantee the rights of young people in the countryside. The approach aims to reiterate that urban education does not meet the specificities and educational spatiality of rural subjects. In order to do so, a specific pedagogical practice is necessary and contextualized, aiming to provide conditions for the emancipation of young peasants. It is concluded that over the years there have been significant advances in the field education model, and initiatives such as the Pedagogy of the Earth (FE / UFG) course have strengthened educational practices and peasant culture, especially in the Brazilian midwest. However, it is considered as necessary to investigate the social impacts of such pedagogical actions of the graduates of the course on the formative courses of the young people who live in the field.
Keywords: Young; Pedagogy of the Earth; Social movements of the countryside.
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