Da avaliação educacional à educação popular: uma análise a partir da perspectiva de Paulo Freire / From the educational evaluation to popular education...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4100Resumo
Este trabalho procura analisar contextos e conceitos envolvendo a avaliação externa e a educação popular e, partindo do ponto de vista de Paulo Freire, entender como a avaliação insere-se no contexto da educação popular, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira. Por meio de abordagem qualitativa, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, de modo a compreender as concepções avaliação e educação popular encontradas na literatura e como elas se integram ao conceito de educação freiriano. Como conclusão, o trabalho destaca que, se pensada a partir do ponto de vista da democratização do aprendizado, as avaliações podem se transformar em um instrumento decisivo para compreender quais as reais necessidades dos estudantes e trabalhadas, dentro do ideal de luta pela inclusão e equidade que a educação popular representa.
Palavras-chave: Avaliação; Educação popular; Paulo Freire.
Abstract: This paper intends to analyze the context and concepts involving the outer dimension of educational evaluation and popular education, under Paulo Freire perspective, understanding how the evaluation is inserted in the context of popular education, aiming to improve the quality of Brazilian education. Through qualitative approach, a bibliographic research was performed, in order to comprehend the conceptions of evaluation and popular education found in the given literature and how these are integrated in Freire's educational concept. In its conclusion, this paper highligths that, if considered by the overview of learning democratization, the evaluations may become a decisive instrument to comprehend which are the real necessities for the students and work with them inside the ideal of fighting for inclusion and equity which are represented by the popular education.
Keywords: Evaluation; Popular education; Paulo Freire.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).