A experiência do pré-vestibular popular Pedro Pomar: uma luta por educação popular e formação política em periferias urbanas / The experience of the popular pre-vestibular Pedro Pomar...

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores
  • Adrielle Karolyne Sousa Lisboa Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4116

Resumo

O presente artigo, que é fruto de uma pesquisa em andamento, objetiva inventariar e atualizar a luta por educação, em especial de um grupo de mulheres negras que fazem parte de um coletivo de estudantes do Pré-Vestibular Popular Pedro Pomar; pré-vestibular este, situado em Niterói, na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Do ponto de vista teórico-metodológico, fundamentadas em trabalhos anteriores produzidos no interior do Núcleo de Pesquisa Vozes da Educação, vimos optando pela pesquisa qualitativa de natureza etnográfica e participativa, na qual a pesquisa é concebida como uma experiência de conhecimento, e o trabalho de campo, longe de ser apenas um trabalho de coleta e produção de dados, ou de produção de conhecimentos e questões, possibilitando assim, um movimento de ação-reflexão-ação coletiva sobre o(s) processo(s) de produção do conhecimento, corroborando o que Santos defende como o papel político e epistêmico da pesquisa numa perspectiva emancipatória. Nesse percurso, provocadas pela força política, pedagógica e discursiva das longas lutas de mulheres pelo direito à educação, assumimos, no presente artigo, o pressuposto conceitual e político de que uma teoria é um dispositivo analítico para melhor conhecer o que ainda não sabemos, e também para produzir suspeições e estranhamentos naquilo que se apresenta como familiar, como, por exemplo, o descaso dos poderes públicos com a (re)produção da vida das classes populares, em especial a questão de sua escolarização. Procuraremos contextualizar o Pré-vestibular Popular Pedro Pomar, trazendo alguns elementos de seus repertórios de ação.

Palavras-chave: Movimento social; Mulheres negras; Direito à educação; Universidade pública.

 

Abstract: This article, which is the result of ongoing research, aims to inventory and update the struggle for education, especially from a group of black women who are part of a group of students of the Pre-College Popular Pedro Pomar; pre-university entrance exam, located in Niterói, in the metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. From a theoretical-methodological point of view, based on previous work produced within the Voices of Education Research Center, we have opted for qualitative research of an ethnographic and participatory nature, in which research is conceived as a knowledge experience. , and the field work, far from being just a data collection and production work, or the production of knowledge and questions, thus enabling a movement of collective action-reflection-action on the process (s) of knowledge production, corroborating what Santos defends as the political and epistemic role of research in an emancipatory perspective. In this course, provoked by the political, pedagogical and discursive force of women's long struggles for the right to education, we assume, in this article, the conceptual and political assumption that a theory is an analytical device to better know what we do not know yet, and also to produce suspicions and strangeness in what presents itself as familiar, as, for example, the neglect of the public powers with the (re) production of the life of the popular classes, especially the issue of their schooling. We will seek to contextualize the Pre-College Popular Pedro Pomar, bringing some elements of his action repertoires.

Keywords: Social movement; Black women; Right to education; Public university.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profª. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/FFP. Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É atualmente vice-coordenadora do GT Educação Popular da ANPED, além de ser professora efetiva do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Educação-Processos Formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/FFP/UERJ. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.

Adrielle Karolyne Sousa Lisboa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores

Mestranda em Educação na Faculdade de Formação De Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - em Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na linha de Pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades. Formada em Pedagogia plena, pela Faculdade de Formação de Professores(UERJ) com conclusão em 2017.Trabalho monográfico sobre o tema: " O Pré Vestibular Popular Pedro Pomar: Uma trajetória de lutas pelo direito à educação de jovens das classes populares".Coordenadora pedagógica voluntária do Pré-Vestibular Popular Pedro Pomar, desenvolvendo atividades como planejamento e estrutura pedagógica do curso, com participação ativa na elaboração execução e avaliação de projetos educacionais inovadores pautado majoritariamente pela lógica inclusiva. Participante desde 2017 do grupo de estudos e pesquisa da(s) infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural da UERJ/FFP, pesquisando movimentos sociais e questões étnico raciais.

Downloads

Publicado

2020-07-16