Participação social na perspectiva da educação popular: suas especificidades e potencialidades na Atenção Primária à Saúde / Social participation from the perspective...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4117Resumo
O presente artigo aborda a participação social na perspectiva da educação popular, com o objetivo de analisar as especificidades e potencialidades da participação na Atenção Primária à Saúde (APS). Caracteriza-se metodologicamente como abordagem teórica, situada nos referenciais da análise dialética, utilizando-se de bibliografia clássica e amplamente referenciada, bem como da livre observação de experiências acompanhadas. Como resultados, percebeu-se uma relação direta entre a participação social, orientada pela educação popular, e a peculiaridade da Atenção Primária à Saúde. Esta, embora caracterizada pelo diálogo fraterno e solidário, por vezes tenso e conflituoso, dá-se, sobretudo, de maneira fundamentalmente construtiva entre os diferentes sujeitos, saberes e prioridades. Assim, contribui para a distinção da APS no Sistema Único de Saúde (SUS) perante outros modelos de atenção e cuidado.
Palavras-chave: Educação popular; Participação social; Atenção Primária à Saúde.
Abstract: This article addresses social participation from the perspective of popular education, with the aim of analyzing the specificities and potential of participation in Primary Health Care (PHC). It is methodologically characterized as a theoretical approach, located in the references of dialectical analysis, using classic and widely referenced bibliography, as well as the free observation of accompanied experiences. As a result, there was a direct relationship between social participation, guided by popular education, and the peculiarity of Primary Health Care. This, although characterized by fraternal and solidary dialogue, sometimes tense and conflicting, occurs, above all, in a fundamentally constructive way between different subjects, knowledge and priorities. Thus, it contributes to the distinction of PHC in the Unified Health System (SUS) in relation to other models of care and care.
Keywords: Popular education; Social participation; Primary Health Care.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).